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Ensaio nº 9 - A QUESTÃO COIMBRÃ E OS POSICIONAMENTOS DE ANTERO DE QUENTAL

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    A QUESTÃO COIMBRÃ E OS POSICIONAMENTOS DE ANTERO DE QUENTAL   No ano de 1865, em Portugal, se inicia a grande polêmica literária chamada de “Questão Coimbrã”, inicialmente, uma discussão de cunho estético-literário. Os principais representantes do movimento foram, de um lado, Antônio Feliciano de Castilho e escritores sob sua influência, como Manuel Joaquim Pinheiro Chagas, que representariam o que seria a forma instituída e dominante de produção literária portuguesa em meados do século XIX.   Do outro, estavam Antero de Quental e Teófilo Braga, cujos escritos questionavam tal forma e apontavam para outro caminho de reflexão para a literatura portuguesa, assim se designava o grupo de jovens intelectuais portugueses chamados de “Geração de 70” ou “Geração Nova”, pertencentes a um movimento acadêmico de Coimbra do século XIX que veio revolucionar várias dimensões da cultura portuguesa, da política à literatura, cuja renovação se manifestou com a introdução do Realismo junto com u

Ensaio nº 10 - RUI RIBEIRO COUTO E O PENUMBRISMO

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  RUI RIBEIRO COUTO E O PENUMBRISMO   O modernismo brasileiro, cujo principal marco foi a Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, inaugurou uma vertente literária de ruptura com os padrões literários enrijecidos e guiados pela Europa, significando um rompimento - cuja natureza é iconoclasta -, bem-vindo e necessário para uma mudança de rumo do corpus literário brasileiro, destacando a paisagem e o cotidiano urbanos já explorados desde o pré-modernismo, um movimento tão forte que tirou a cidade de São Paulo de seu provincianismo oligárquico, lançando a burguesia paulistana e também a carioca, o principal eixo cultural brasileiro, à vanguarda. Pode-se notar a cidade de São Paulo como epicentro deste cataclismo literário e cultural, pois envolvia outras expressões de arte além da prosa e da poesia, como a pintura, a música e a dança, patrocinadas pelas principais famílias da elite paulistana. As figuras de Mário e Oswald de Andrade, de Menotti del Picchia e R