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Ensaio nº 8 - A LITERATURA NOS TRÓPICOS

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  Considerando o conceito de Antônio Cândido em seu texto “Literatura e Subdesenvolvimento” - que traça um panorama geral da literatura hispano-americana de formação, contando com exemplos da influência sofrida pela literatura europeia, responsável pela formação do cânone literário brasileiro assim como de outros cânones dos países vizinhos, “encaremos portanto serenamente o nosso vínculo placentário com as literaturas europeias, pois ele não é uma opção, mas um fato quase natural” (Cândido, 1989, p.151) -, podemos dizer que Alberto Moreiras (2001, p. 203), em “A exaustão da diferença” está equivocado em sua afirmação: "o imperialismo de ordem política e econômica deve ser rejeitado, enquanto o imperialismo de ordem cultural deve ser, ao contrário, completamente aceito, para que, através de uma total apropriação de formas culturais eurocêntricas, a dependência possa evoluir para algo diferente em si”? Diante do que Antônio Cândido já nos apresentou na “introdução” de “Formação

Ensaio nº 11 - OS ASPECTOS DA NARRATIVA DO ROMANCE MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR, DE OSWALD DE ANDRADE

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    OS ASPECTOS DA NARRATIVA DO ROMANCE MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR DE OSWALD DE ANDRADE   A obra Memórias Sentimentais de João Miramar , classificada no gênero romance, foge às regras habituais dessa classificação, atendendo a proposta modernista de romper os padrões estéticos da escrita brasileira já consagrados e calcificados, mostrando-se uma vanguarda na literatura brasileira por trazer características novas, radicais e, de certa forma, perturbadoras, bem distintas, principalmente por ser essencialmente urbana e pelo estilo telegráfico apresentado na forma de uma prosa cinematográfica, descreve suas memórias em uma estética fragmentária, não sendo dividido em capítulos, mas em episódios-fragmentos, numerados, “é o verdadeiro ‘marco zero’ da prosa brasileira contemporânea, no que ela tem de inventivo e criativo” (CAMPOS, 1971, p.12) . Mal compreendido em seu lançamento, no ano de 1924, criaria um hiato de quarenta anos até a sua primeira reedição, em 1943. Chegou a