ENTREVISTA nº 2 - ROBIN PATTERSON, tradutor literário.

If you prefer to read this article in English, please access this link: https://brazilianinversion.blogspot.com/2021/01/interview-2-robin-patterson-literary.html  


Edição final em 25 de janeiro de 2021.

 

APRESENTAÇÃO

 

Nesta segunda entrevista, apresento-lhes Robin Patterson, um tradutor que vem trabalhando tanto em traduções solo quanto em parceria, principalmente com Margaret Jull Costa, com quem teve suas primeiras lições de tradução em uma masterclass na escola de verão do Birkbeck College, em Londres, liderada por ela mesma, no ano de 2012.

Formado em Direito pela Universidade de Cambridge, trabalhou na área bancária com bancos franceses, já fazendo traduções, e no ano de 2010, começou a sua transição de carreira que tomou um rumo diferente após a masterclass anteriormente mencionada, que em seguida foi se aperfeiçoar no Centro Britânico de Tradução Literária (BLCT - British Centre for Literary Translation), onde novamente cruzou o caminho de Margaret e desde lá consolidou-se uma parceria que vem rendendo ótimos livros traduzidos à língua inglesa.

Vejamos os trabalhos realizados por Robin ao longo de sua breve, mas muito prolífica carreira.

 


Traduções solo feitas por Robin:

·               Our Musseque (Nosso Musseque), de Luandino Vieira - Dedalus (UK, 2015); 

·               You Died On Me (Morreste-me), de José Luís Peixoto - Goa1556 (India, 2017); 

·               The Mechanism (Lava Jato), de Vladimir Netto (não-ficção) - Ebury Press (UK, 2019).

 

Obras co-traduzidas por Robin:

·               Chronicle of the Murdered House (A Crônica da Casa Assassinada) by Lúcio Cardoso (co-tradução com Margaret Jull Costa) - Open Letter (USA, 2016); 

·               In Galveias (Galveias), de José Luís Peixoto (co-tradução com Daniel Hahn) - Tell-A-Story (Portugal, 2017); 

·               Collected Stories of Machado de Assis (co-tradução com Margaret Jull Costa) (Norton/Liveright, 2018); 

·               Machado de Assis: 26 Stories (co-tradução com Margaret Jull Costa) (Norton, 2019); 

·               The Girl from the Sea and Other Stories, de Sophia de Mello Breyner Andresen (co-tradução com Margaret Jull Costa) (Dedalus 2020); 

·               Posthumous Memoirs of Brás Cubas, de Machado de Assis (co-tradução com Margaret Jull Costa) (Norton, 2020).

 

Obras co-traduzidas por Robin em andamento:

·               Paradise and Other Hells (O Paraíso e Outros Infernos), de José Eduardo Agualusa (co-tradução com Daniel Hahn) - Flipped Eye (UK, 2021); 

·               The Complete Crônicas (Todas as Crônicas), de Clarice Lispector (co-tradução com Margaret Jull Costa) - New Directions (USA, 2022).

 

Durante a conversa, nota-se que Robin é uma pessoa descontraída e bem-humorada, apresenta respostas inteligentes e bem explicativas que me foram muito importantes e úteis para reavaliação e melhoria dos meus métodos tradutórios. Eu vejo essa troca de ideias muito saudável e ele demonstra um profundo conhecimento e respeito pela língua portuguesa, conhecendo-a também em suas variantes brasileira e angolana. Ele e Margaret vêm fazendo um estupendo serviço na divulgação das obras de Machado de Assis, que levou Robin a estudar o Rio de Janeiro antigo para realizar uma tradução de qualidade. Para quem está assistindo ao seriado da Netflix, O Mecanismo, vale a pena conferir a tradução que ele fez para o livro, Lava Jato, de Vladimir Netto, o qual a série foi baseada. Outra grande escritora que a dupla está trabalhando atualmente na tradução é Clarice Lispector que tem tido muitas de suas obras publicadas na língua inglesa.

Sinceramente, espero que assim como eu, vocês apreciem cada resposta. Muito obrigado, Robin, pelo tempo e atenção dedicados!

 

ENTREVISTA

Robin, muito obrigado por aceitar o convite para esta entrevista, espero não fazer perguntas chatas e bobas. Vejo que se formou na Universidade de Cambridge com bacharelado em Direito. Você mencionou em seu e-mail que participou de uma masterclass na escola de verão do Birkbeck College, em Londres, liderada por Margaret Jull Costa, em 2012, e basicamente tudo fluiu a partir de lá. Você pode comentar sobre como a masterclass lhe ajudou, sobre a mudança de carreira e suas primeiras experiências com traduções?

RP: A mudança de carreira começou cerca de dois anos antes, em 2010, quando finalmente larguei meu emprego anterior em Direito e bancos, e comecei a fazer um curso universitário em espanhol e português. A ideia foi consolidar minhas diversas experiências linguísticas nessas duas línguas e aprendê-las "adequadamente" em um ambiente mais formal, com todos os aspectos culturais e literários mais amplos que um curso universitário traz. Um de nossos professores, um estudante de pós-graduação brasileiro muito dedicado, mencionou a escola de verão de Birkbeck e nos encorajou a se candidatar. A ideia parecia muito assustadora - eu era um completo iniciante no que se tratava de tradução literária - mas Margaret rapidamente colocou toda a sala ao nosso dispor. Éramos um grupo pequeno e passamos a semana traduzindo uma série de textos literários juntos, comparando nossas diferentes versões, trocando ideias e nos divertindo muito ao longo do caminho, então eu soube instantaneamente que isso era algo que eu queria seguir. Fora das aulas específicas de português com a Margaret, a escola de verão (organizada pela Ros Schwarz, uma das principais tradutoras do francês para o inglês) incluiu muitas sessões de divulgação em todos os grupos de idiomas, focadas particularmente em como a indústria editorial funciona no Reino Unido e como começar, ou construir, uma carreira em tradução literária e isso incluiu muitos conselhos práticos sobre bolsas, subsídios de tradução, programas de mentoria, etc., bem como contatos dentro dos mundos da tradução e do editorial para ajudar a fazer as coisas acontecerem.

Claro que os próximos passos ainda eram bastante incertos, como é o caso na construção de qualquer tipo de carreira freelancer. Comecei a fazer traduções de amostras para algumas editoras e agentes literários, e me inscrevi para o programa de mentoria executado pelo BLCT, que na época era dirigido por Daniel Hahn, outro tradutor líder de português e espanhol. A mentora de português daquele ano foi ninguém menos que Margaret Jull Costa (!), então mais uma vez me vi na feliz posição de enviar os textos que traduzi à Margaret e me beneficiar de seus comentários e orientações. O programa de mentoria BCLT foi bem projetado para ajudar novos tradutores em seu primeiro contrato de publicação, e, depois de solicitar uma subvenção de tradução do PEN inglês (um dos principais organismos de concessão de tradução literária para o inglês, um acrônimo para Poets, Playwrights, Editors, Essayists and Novelists – Poetas, Dramaturgos, Editores, Ensaístas e Novelistas), a editora britânica Dedalus Books concordou em publicar minha primeira tradução de longa extensão do livro, Nosso Musseque, de Luandino Vieira. Eu percebo o quão incrivelmente sortudo eu fui por tudo isso ter acontecido tão rapidamente, e que eu me beneficiei enormemente dos esforços de um número de indivíduos-chave que haviam montado um sistema aberto e transparente de escolas de verão, programas de mentoria e subsídios de tradução precisamente para incentivar e treinar novos tradutores literários. Sou muito grato por isso.

 

Sua formação lhe ajudou a trabalhar com traduções, quero dizer, você usa alguma habilidade que aprendeu na universidade com a sua experiência passada de trabalho? Como você, me formei em Administração com habilitação em Comércio Exterior, então me tornei muito prático com tarefas e pouco acadêmico, mantenho os prazos em mente e fico preocupado em traçar uma estratégia sobre um projeto de tradução, como se estivesse trabalhando com processos de importação e exportação, ainda mantenho alguns traços remanescentes de uma experiência de trabalho passada como este, por exemplo.

RP: Acho que a disciplina de qualquer grau ajuda na tradução, e com a vida em geral! A tradução literária pode envolver um pouco de pesquisa (sei muito mais sobre o Rio de Janeiro do século XIX do que sabia há alguns anos!) e um diploma de Direito certamente o ajuda a encontrar informações rapidamente. Como você diz, gerenciar prazos também é importante, assim como também manter o ímpeto em um longo projeto como a tradução de um livro de longa extensão. Fazer uma dissertação no último ano da minha graduação em Direito foi provavelmente a minha primeira experiência desse tipo!

 

Você está inteiramente dedicado a traduzir atualmente ou ainda tem empregos/projetos relacionados à Lei?

RP: Não me vejo voltando para uma carreira jurídica. Tecnicamente, eu ainda sou um advogado qualificado, mas as coisas se movem muito rapidamente, retornar depois de dez anos significaria quase começar de novo e para ser honesto, eu não sinto falta.

 

Você me disse que seu francês é razoável porque você trabalhou para banqueiros franceses. No entanto, embora você não use o idioma para traduções, ele lhe ajuda com suas traduções para o português. Você pode comentar o quão útil o francês tem sido para você entender melhor o português em seus trabalhos de tradução?

RP: Acho que em algum nível conhecer outra língua ajuda a dar ao seu cérebro uma certa flexibilidade, em vez de simplesmente trabalhar bilateralmente entre a linguagem de origem e a linguagem-alvo. Em um nível mais prático, eu sempre acho útil, ou pelo menos interessante, olhar para uma tradução francesa (se ela existir) de um texto que estou traduzindo para o inglês. Talvez porque o francês compartilhe algumas, mas não todas as características das línguas do sul da Europa, às vezes pode ajudar a empurrá-lo para a solução certa em inglês.

 

Não é tão comum aprender a língua portuguesa no exterior, mesmo na América Latina, e você conhece as versões europeia e brasileira. Como você teve contato com o idioma pela primeira vez e o que o motivou a usá-lo como sua principal ferramenta para trabalhar atualmente? Quais são suas características favoritas do português europeu e brasileiro?

RP: Pode parecer um clichê terrível, mas meu primeiro contato com o português foi o carnaval, no Rio. Conheci um cara, carioca, e de repente se tornou muito urgente poder me comunicar, então eu aprendi português pela primeira vez de uma forma muito casual; depois tentei reaprender "corretamente", primeiro a versão brasileira e depois a versão europeia. As origens um tanto caóticas do meu português ainda são muito evidentes sempre que falo ou escrevo! Mais tarde, meu interesse pela linguagem aumentou, e depois da minha mudança de carreira em 2010, esse parecia um passo natural para alcançar meu interesse mais seriamente. Adoro a musicalidade e inventividade do português brasileiro e é a versão que mais me sinto em casa, mas também vivi em Lisboa por vários anos e tenho um profundo afeto pela versão europeia – sua densidade, talvez complexidade? Às vezes sinto que preciso estar no meu melhor comportamento no português europeu, mas que posso ser eu mesmo no brasileiro. Não sei se isso faz sentido!

 

Você também me disse que tem um nível bastante básico de espanhol, mas você não o usa tão bem quanto o francês. Você gostaria de trabalhar com traduções do espanhol no futuro ou você prefere continuar trabalhando com o português?

RP: Eu nunca descartaria traduzir do espanhol, mas há muitos tradutores fazendo isso e eu não sinto que tenho nada em particular para trazer a ele nesta fase. Talvez se eu me encontrasse vivendo em um país de língua espanhola eu me sentiria diferente sobre isso, ou se houvesse um texto ou autor em particular que eu sentisse um apego especial, mas eu acho que o português sempre viria em primeiro lugar.

 

Além de traduções literárias, você também trabalha com traduções técnicas? Como traduções de documentos legais, por exemplo.

RP: Não, eu não faço tradução técnica ou comercial. Eu estava, em certa medida, exposto à tradução legal em minha carreira anterior como advogado, onde eu estava constantemente trabalhando entre textos em inglês e francês, às vezes traduzindo, ou, mais frequentemente, escrevendo em inglês o que estava sendo negociado em francês. Qualquer tipo de tradução adiciona algo ao seu conhecimento geral, e conheço muitos tradutores literários que acham a tradução comercial/técnica uma atividade muito útil – tanto pela diversidade de experiência que lhes dá, quanto pela ajuda em pagar as contas!  

 

Você usa cat tools para traduções? Por favor, conte-nos um pouco sobre o seu processo de tradução literária.

RP: Não, eu não uso cat tools. Uma vez experimentei brevemente com Memsource, mas não prossegui – parecia muito constrangedor. No entanto, às vezes uso software de reconhecimento de voz (Nuance Dragon), principalmente quando meus dedos ficam doloridos por digitar. (Ah, as indignidades da meia-idade!) Além dessa razão puramente prática, às vezes acho que ajuda a adicionar um fluxo mais natural ao primeiro rascunho –a maioria dos tradutores fazem questão de ler sua tradução em voz alta em algum momento para ver como ele soa, e até certo ponto, o software de reconhecimento de voz ajuda com isso desde o primeiro rascunho. É claro que você precisa editar cuidadosamente para remover quaisquer homófonas infelizes que escaparam – com resultados às vezes involuntariamente hilários…

Meu processo habitual é trabalhar principalmente na tela a partir de um pdf do texto fonte (ou ocasionalmente um texto pdf colado no Word), falando ou digitando o primeiro rascunho. Eu tento produzir um primeiro rascunho completo, sem muitos parênteses ou palavras para revisar, mas não perdendo muito o ritmo se eu me enroscar em algum ponto. O segundo rascunho é geralmente um retrabalho substancial, muitas vezes referindo-se proximamente ao texto fonte e classificando quaisquer problemas não resolvidos a partir do primeiro rascunho. Com o terceiro e quarto rascunho, eu faço um esforço consciente para tratar a tradução que surgiu como uma coisa em sua própria forma, livre do texto fonte, e a partir daí os rascunhos subsequentes tornam-se progressivamente mais rápidos, eventualmente simplesmente lendo, ou lendo em voz alta, para pegar qualquer coisa que soe errada, ou estranha quando não deveria ser. Esta parte de revisão/edição é muito importante – foi uma das primeiras coisas que a Margaret me ensinou sobre traduzir e eu me sinto obrigado a repeti-la aqui!

 

Você mantém um glossário de suas traduções? Estou perguntando porque ouvi de um tradutor brasileiro que ele não tem registro algum. Ele prefere começar do zero como se o projeto atual fosse o primeiro, uma questão de emoções (risos).

RP: Eu não uso CAT tools, então eu não uso glossários nesse sentido específico. Também não acho que seria uma boa ideia manter glossários (ou outras listas vocais etc) de um projeto de tradução para outro – autores diferentes (e até mesmo livros diferentes do mesmo autor) usam a linguagem de maneiras diferentes e você quer dar a cada um deles sua própria voz distinta. Dentro de um único projeto de tradução, eu vou, é claro, manter listas de certas palavras que eu quero traduzir de forma semelhante ao longo dele todo, por uma questão de consistência, mas isso é uma coisa um pouco mais limitada do que o que eu acho que você está se referindo.

 

Como foi sua experiência como co-tradutor e como isso te ajudou a trabalhar como tradutor principal? Quais lições você pode tirar do processo de co-tradução? Como tem sido sua experiência de trabalho com Margaret e Daniel Hahn? Se você puder comentar sobre isso um pouco.

RP: A co-tradução tem sido uma experiência maravilhosamente gratificante e agradável. Margaret e eu estamos co-traduzindo por cinco anos e agora estamos trabalhando em nosso quinto livro, então temos uma rotina bem estabelecida. Primeiro dividimos o texto entre nós de acordo com algum tipo de lógica que faz sentido para esse texto em particular (por exemplo, para A Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, onde os capítulos são narrados por personagens diferentes, cada um de nós levou narradores diferentes), então trabalhamos separadamente em nossos respectivos textos até que estivéssemos individualmente felizes com eles, então lemos e comentamos os textos um do outro (durante esta fase, claramente eu tenho muito mais a aprender com Margaret do que ela comigo!), e então há uma etapa final quando cada um de nós passa por todo o texto garantindo que tudo seja como um todo, consistente do início ao fim. Com Danny Hahn, o método de trabalho era amplamente o mesmo, embora eu acho que trocamos rascunhos em um estágio um pouco mais cedo, e por isso teve um pouco mais de discussão sobre questões não resolvidas.

No geral, eu diria que as principais lições para a co-tradução são confiança e transparência. Tudo o que você faz será totalmente transparente para o seu co-tradutor (particularmente onde, como o meu, seus co-tradutores são infinitamente mais experientes do que você!), então tire dúvidas no início, e onde você discorda (sim, isso acontece!), tente manter uma mente aberta sobre o que funciona melhor para o texto. As pessoas costumam dizer que ter um ego não é útil para um tradutor, e o mesmo é duplamente verdadeiro para um co-tradutor!

 

Você também foi revisor? Você pretende trabalhar em diferentes áreas, como edição, ou em uma editora no futuro?

RP: Não, eu não trabalhei em nenhuma forma de edição ou revisão. É claro que os tradutores devem ter boas habilidades de edição – seu objetivo deve ser sempre entregar ao revisor o mais limpo possível para que seu precioso tempo possa ser usado de forma mais eficaz e construtiva. Eu não tenho nenhum plano no momento para trabalhar na edição ou publicação, mas quem sabe o que o futuro pode trazer! 

 

Sobre literatura geral, quem são os principais autores da sua estante?

RP: Eu acho que ao longo dos anos eu tenho mergulhado dentro e fora de vários temas, e minhas estantes são uma bagunça muito confusa! No geral, tenho uma tendência bastante fora de moda para autores estabelecidos (e muitas vezes mortos) – o que talvez mostre nos textos que traduzi recentemente. Olhando ao meu redor, os livros que gosto de manter mais perto de mim na minha mesa são de poesia irlandesa do século XX – suponho que seja uma conexão emocional com onde eu cresci.

 

Você trabalhou com Margaret Jull Costa nas traduções de Machado de Assis. Qual é o seu trabalho favorito dele e como você vê "O Bruxo de Cosme Velho" comparado com os grandes nomes da literatura mundial como Charles Dickens, Victor Hugo e outros? Você me disse que você e Margaret pretendem voltar para Machado com Dom Casmurro e Quincas Borba, o quanto vocês dois estão animados com este projeto?

RP: É sempre muito difícil escolher favoritos. Enquanto fazia as histórias, eu continuava mudando meus favoritos à medida que avançávamos, mas olhando para trás agora, eu diria que O Alienista, Capítulo dos Chapéus, A Sereníssima República e D. Benedita são os quatro que eu mais me recordo com mais afeição, mas como um favorito de todos, eu acho que tem que ser Memórias Póstumas – há tanta coisa nele, tantas camadas de significado e de tons, que é um livro que você sempre pode voltar (e como tradutor, é claro que você volta para um livro muitas, muitas vezes durante o processo de tradução) e ainda encontrar algo novo. Quanto à comparação com outro escritor, acho que Machado é um escritor tão original que compará-lo quase o menospreza – ele não é um Dickens brasileiro ou Victor Hugo (e eu não acho que ele é particularmente como qualquer um desses escritores), mas ele é certamente um autor de classe mundial da mesma estatura que eles e é claro que Margaret e eu estamos muito animados com a perspectiva de traduzir Dom Casmurro e Quincas Borba – e extremamente gratos aos nossos editores da Liveright, em Nova York, em ter a visão de trazer novas traduções de todas as principais obras de Machado para o mundo de língua inglesa! 

 

Você mencionou que atualmente está trabalhando com Margaret em Todas As Crônicas de Clarice Lispector, a ser publicado pela New Directions, nos EUA, em 2022. Ela é uma das minhas escritoras favoritas. Como é a experiência de ler e traduzir Clarice? Recentemente, a obra Perto do Coração Selvagem foi adaptada e exibida na Broadway. Como você vê isso?

RP: É certamente uma experiência estranha e às vezes muito desconcertante! As crônicas abrangem uma ampla gama de materiais, desde os mais jornalísticos (entrevistas, pensamentos e resenhas sobre eventos culturais etc.), até peças de escrita muito experimentais, algumas das quais mais tarde são retrabalhadas em seus romances. Tudo isso traz uma série de desafios diferentes para o tradutor. De certa forma, traduzi-la é bastante libertador – uma vez que ela, muito deliberadamente, se propõe a quebrar as regras, então você como seu tradutor também deve quebrar as regras (algo que os tradutores, via de regra, odeiam fazer!), mas é claro que você deve quebrá-las de uma maneira que você acha que é consistente com a quebra de regras dela – por isso, talvez não seja tão libertador quanto, a princípio, aparece.

Eu não vi a produção da Broadway (que foi baseada na tradução de Alison Entrekin), mas, naturalmente, houve um amplo ressurgimento do interesse em Clarice no mundo de língua inglesa, em grande parte alimentado pela dedicação da New Directions em publicar um conjunto completo de traduções em inglês de suas obras, começando com seus romances, depois seus contos, e agora passando para as crônicas. Entendo que suas cartas completas foram publicadas no Brasil em 2020, então talvez essas também sigam!

 

Você traduziu Lava Jato, de Vladimir Netto. Aqui eu realmente acredito que seu conhecimento sobre Direito ajudou, certo? Como tem sido a recepção do livro? Você já assistiu a adaptação da Netflix (nomeada como O Mecanismo)?

RP: Sim, você está certo que minha formação legal ajudou com essa tradução. Talvez não tanto no que diz respeito à terminologia jurídica brasileira em si (eu ainda tinha que procurá-la!), mas tendo uma noção de quão longe a terminologia jurídica inglesa poderia ser usada para os conceitos bastante diferentes no Direito brasileiro. Ainda mais importante, o livro tinha que ser lido como uma peça de jornalismo investigativo convincente, não algo escrito por um advogado, acontece que eu já estava viciado na adaptação da Netflix quando a Penguin Random House me abordou para traduzir o livro e é por isso que não perdi tempo em concordar em traduzi-lo! É claro que a adaptação para a tela tem uma narrativa completamente diferente do livro e foi dublada/legendada separadamente, usando, por razões compreensíveis, um vocabulário muito mais americanizado do que eu usei para a tradução do livro – os EUA têm seu próprio, e muito distinto, vocabulário legal e eu foquei em algo que soaria mais neutro para um leitor britânico.

 

Sobre a tradução de poesia, o quão difícil é recriar as rimas, métricas e tudo mais? O que pode nos dizer sobre as obras de Sophia de Mello Breyner Andresen?

RP: Até agora eu só tentei traduzir seções muito curtas de poesia e é algo que eu acho incrivelmente difícil justamente pelas razões a que você se refere – se a tradução às vezes pode parecer como resolver um problema intrincado, então a tradução de poesia é multidimensional! Margaret e eu traduzimos as histórias de Sophia de Mello Breyner Andresen para crianças, então eu estava em território mais familiar baseado em prosa. Claro que eu estava muito consciente de seu status como poeta, e dos cuidados especiais que precisávamos ter com a qualidade poética de sua prosa, mas que ainda é uma questão muito diferente traduzir a poesia em si.

 

Você já teve contato com outros escritores lusófonos africanos como Luandino Vieira? Você acha que eles estão ganhando um merecido espaço na literatura mundial hoje em dia?

RP: Sim, eu tive contato com outros escritores lusófonos africanos e eu acho que eles estão começando a receber o reconhecimento que merecem. A Dedalus Books, no Reino Unido, entre outras, está muito comprometida em publicar literatura traduzida da África, particularmente de nomes menos conhecidos (e, claro, grandes nomes como José Eduardo Agualusa e Mia Couto já têm amplo reconhecimento no mundo de língua inglesa). O que eu realmente gostaria de ver, no entanto, é a literatura africana lusófona traduzida para o inglês na África, por africanos de língua inglesa. Claro que o objetivo de traduzir é que você se transporta para uma cultura muito diferente e de alguma forma, a introduz à sua própria cultura, e assim, ao menos em teoria, todos em cada parte do mundo podem e devem traduzir qualquer coisa, mas eu certamente acredito que um tradutor sul-africano ou zimbabuano, por exemplo, teria uma visão exclusivamente valiosa sobre muitos dos temas, e de fato, a linguagem da literatura angolana e moçambicana, então, talvez eu esteja excluindo a mim mesmo de um trabalho!

 

Como você vê a recepção da literatura lusófona entre leitores do Reino Unido e dos EUA?

RP: Penso que é difícil generalizar e que os leitores do Reino Unido/EUA se relacionam principalmente com escritores individuais, em vez de se esse escritor é brasileiro, português, angolano etc, ou até menos "lusófono". Eu não acho que há qualquer tema amplo que possamos apontar, além das inevitáveis vazões e fluxos do negócio editorial que às vezes cria um senso de zumbido em torno de determinados grupos ou nacionalidades. Quando se trata dos próprios leitores, é o próprio livro que importa.

 

Para concluir nossa entrevista, qual é a sua mensagem para os tradutores que estão tentando entrar no mercado agora?

RP: Seja ambicioso, mas realista, encontre seu nicho e vá atrás dele! A tradução literária é um mundo pequeno, mas tem uma cultura muito aberta que dá boas-vindas aos recém-chegados. No entanto, você provavelmente achará que algum tipo de "trabalho diário" é essencial, seja misturando tradução literária com tradução comercial, ou algum outro papel na publicação, no ensino ou como acadêmico, ou algo que não está relacionado. Isso é o que eu quero dizer com ser realista, mas não deixe que isso te afaste – a única maneira de descobrir se vai funcionar para você é experimentá-lo e ver o que acontece!

 

Idealizada e traduzida do inglês por Caio Alexandre Zini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA nº 1 - Curta-metragem CUERDAS, de Pedro Solís García

ENTREVISTA nº 3 - LUCIANA FÁTIMA, pesquisadora do escritor Álvares de Azevedo.

ENTREVISTA nº 1 - MARGARET JULL COSTA, tradutora literária.