TRADUÇÃO nº 6 - ENSAIO: "NOTAS SOBRE O NACIONALISMO", DE GEORGE ORWELL
TÍTULO DA TRADUÇÃO
ORIGINAL: Notes On
Nationalism
TRADUÇÃO: Notas Sobre o
Nacionalismo
AUTOR TRADUZIDO
George
Orwell (Eric Arthur Blair)
TRADUTOR
Caio Alexandre Zini
Notas
Sobre o Nacionalismo
George
Orwell
O
TEXTO: Notas
Sobre o Nacionalismo foi terminado em maio de 1945, no mês do armistício, e
publicado no mês de outubro do mesmo ano pela revista "Magazine of
Philosophy, Psychology, and Aesthetics". Este ensaio, feito no melhor momento
possível, trata de todos os conceitos que circundam a palavra NACIONALISMO, definida
por ele como: “o hábito de se identificar com uma única nação ou outra unidade,
colocando-a além do bem e do mal e reconhecendo nenhum outro dever além do
avanço de seus interesses”, classificando-a em “positivo”, “transferido” e
“negativo”, criticando a classe intelectual inglesa - a intelligentsia -
diferenciando-a de patriotismo, escancarando escândalos da imprensa, dos
apoiadores de Hitler e de Stalin, explorando as emoções, atitudes e comportamentos
dos que se declaram “nacionalistas”, um preparo para os temas abordados em suas
mais conhecidas obras: A Revolução dos Bichos e 1984. Com seu
estilo pungente e sempre atual, muito do que se lê neste ensaio, ainda não
publicado no Brasil, continua a se aplicar na geopolítica contemporânea e
certamente ecoará por anos por ser moderno, factual e conceitual, sob o enfoque
jornalístico e as principais características orwellianas presentes em suas
obras mais famosas, enfim, indispensável aos que buscam entender os partidos
políticos juntamente com suas tendências e sentimentos despertados nos
cidadãos.
Texto
traduzido: Orwell, George. Notes on Nationalism. Adelaide: ebooks@adelaide.
The University of Adelaide Library, University of Adelaide, South Australia. 2005.
O
AUTOR: Eric
Arthur Blair, ou popularmente George Orwell, como vemos estampado nas capas dos
livros hoje mundialmente traduzidos. Ele foi um escritor inglês nascido em 1903,
na Índia ainda pertencente ao Império Britânico, mas fixou-se na Inglaterra,
onde morreu em 1950. Fluente na língua francesa, viveu um tempo em Paris, lutou
na Guerra Civil Espanhola, foi policial na Birmânia (atual Mianmar) e trouxe
toda sua experiência de vida para dentro de suas obras. O mais jornalístico dos
literatos, dono de uma escrita direta, sem rodeios, não tinha medo de expor
suas opiniões e por essa razão, suas obras tiveram muitos problemas de
aceitação pelos editores (retrógrados) da época. Passou fome, necessidade e não
conheceu a fama, que lhe veio postumamente. Redescoberto de tempos em tempos,
sempre nos terá a ensinar sobre sistemas políticos, economias em tempo de
guerra, duras condições de vida e como se manter relevante em um mundo cujas
opiniões são cada vez mais efêmeras após a frenética aceleração da marcha da
globalização e da tecnologia, tornando-se um escritor atemporal.
O
TRADUTOR:
Caio Alexandre Zini é estudante do curso de Letras – Francês na UERJ e
atualmente estagiário do Projeto FORTRALIT (Formação de Tradutores), voltado
aos estudos de traduções literárias também na mesma instituição. Além da língua
francesa, também continua a estudar as línguas inglesa e espanhola, talvez consiga
tempo para aprender mais alguma, futuramente.
Contato : zini.caio@graduacao.uerj.br
NOTES ON NATIONALISM
“Some
nationalists are not far from schizophrenia, living quite happily amid dreams
of power and conquest which have no connection with the physical world.”
__________________
GEORGE
ORWELL
S |
omewhere
or other Byron makes use of the French word longeur, and remarks in
passing that though in England we happen not to have the word, we have
the thing in considerable profusion. In the same way, there is a habit
of mind which is now so widespread that it affects our thinking on nearly every
subject, but which has not yet been given a name. As the nearest existing
equivalent, I have chosen the word ‘nationalism’, but it will be seen in a
moment that I am not using it in quite the ordinary sense, if only because the
emotion I am speaking about does not always attach itself to what is called a
nation — that is, a single race or a geographical area. It can attach itself to
a church or a class, or it may work in a merely negative sense, against
something or other and without the need for any positive object of loyalty.
By ‘nationalism’ I mean first of all the habit of assuming that human
beings can be classified like insects and that whole blocks of millions or tens
of millions of people can be confidently labelled ‘good’ or ‘bad’. [1]But
secondly — and this is much more important — I mean the habit of identifying
oneself with a single nation or other unit, placing it beyond good and evil and
recognising no other duty than that of advancing its interests. Nationalism is
not to be confused with patriotism. Both words are normally used in so vague a
way that any definition is liable to be challenged, but one must draw a
distinction between them, since two different and even opposing ideas are
involved. By ‘patriotism’ I mean devotion to a particular place and a particular
way of life, which one believes to be the best in the world but has no wish to
force on other people. Patriotism is of its nature defensive, both militarily
and culturally. Nationalism, on the other hand, is inseparable from the desire
for power. The abiding purpose of every nationalist is to secure more power and
more prestige, not for himself but for the nation or other unit in which he has
chosen to sink his own individuality.
So long as it is applied merely to the more notorious and identifiable
nationalist movements in Germany, Japan, and other countries, all this is
obvious enough. Confronted with a phenomenon like Nazism, which we can observe
from the outside, nearly all of us would say much the same things about it. But
here I must repeat what I said above, that I am only using the word
‘nationalism’ for lack of a better. Nationalism, in the extended sense in which
I am using the word, includes such movements and tendencies as Communism,
political Catholicism, Zionism, Antisemitism, Trotskyism and Pacifism. It does
not necessarily mean loyalty to a government or a country, still less to
one’s own country, and itis not even strictly necessary that the units in
which it deals should actually exist. To name a few obvious examples, Jewry,
Islam, Christendom, the Proletariat and the White Race are all of them objects
of passionate nationalistic feeling: but their existence can be seriously
questioned, and there is no definition of any one of them that would be
universally accepted.
It is also worth emphasising once again that nationalist feeling can be
purely negative. There are, for example, Trotskyists who have become simply
enemies of the U.S.S.R. without developing a corresponding loyalty to any other
unit. When one grasps the implications of this, the nature of what I mean by
nationalism becomes a good deal clearer. A nationalist is one who thinks
solely, or mainly, in terms of competitive prestige. He may be a positive or a
negative nationalist — that is, he may use his mental energy either in boosting
or in denigrating — but at any rate his thoughts always turn on victories,
defeats, triumphs and humiliations. He sees history, especially contemporary
history, as the endless rise and decline of great power units, and every event
that happens seems to him a demonstration that his own side is on the upgrade
and some hated rival is on the downgrade. But finally, it is important not to
confuse nationalism with mere worship of success. The nationalist does not go
on the principle of simply ganging up with the strongest side. On the contrary,
having picked his side, he persuades himself that it is the strongest, and is
able to stick to his belief even when the facts are overwhelmingly against him.
Nationalism is power-hunger tempered by self-deception. Every nationalist is
capable of the most flagrant dishonesty, but he is also —since he is conscious
of serving something bigger than himself —unshakeably certain of being in the
right.
Now that I have given this lengthy definition, I think it will be
admitted that the habit of mind I am talking about is widespread among the
English intelligentsia, and more widespread there than among the mass of the
people. For those who feel deeply about contemporary politics, certain topics
have become so infected by considerations of prestige that a genuinely rational
approach to them is almost impossible. Out of the hundreds of examples that one
might choose, take this question: Which of the three great allies, the
U.S.S.R., Britain and the USA, has contributed most to the defeat of Germany?
In theory, it should be possible to give a reasoned and perhaps even a
conclusive answer to this question. In practice, however, the necessary
calculations cannot be made, because anyone likely to bother his head about
such a question would inevitably see it in terms of competitive prestige. He
would therefore start by deciding in favour of Russia, Britain or America as
the case might be, and only after this would begin searching for arguments that
seemed to support his case. And there are whole strings of kindred questions to
which you can only get an honest answer from someone who is indifferent to the
whole subject involved, and whose opinion on it is probably worthless in any
case. Hence, partly, the remarkable failure in our time of political and
military prediction. It is curious to reflect that out of al the ‘experts’ of
all the schools, there was not a single one who was able to foresee so likely
an event as the Russo-German Pact of 1939. [2]And
when news of the Pact broke, the most wildly divergent explanations were of it
were given, and predictions were made which were falsified almost immediately,
being based in nearly every case not on a study of probabilities but on a
desire to make the U.S.S.R. seem good or bad, strong or weak. Political or
military commentators, like astrologers, can survive almost any mistake,
because their more devoted followers do not look to them for an appraisal of
the facts but for the stimulation of nationalistic loyalties. [3]And
aesthetic judgements, especially literary judgements, are often corrupted in
the same way as political ones. It would be difficult for an Indian Nationalist
to enjoy reading Kipling or for a Conservative to see merit in Mayakovsky, and
there is always a temptation to claim that any book whose tendency one
disagrees with must be a bad book from a literary point of view. People of
strongly nationalistic outlook often perform this sleight of hand without being
conscious of dishonesty.
In England, if one simply considers the number of people involved, itis
probable that the dominant form of nationalism is old-fashioned British
jingoism. It is certain that this is still widespread, and much more so than
most observers would have believed a dozen years ago. However, in this essay I
am concerned chiefly with the reactions of the intelligentsia, among whom
jingoism and even patriotism of the old kind are almost dead, though they now
seem to be reviving among a minority. Among the intelligentsia,
it hardly needs saying that the dominant form of nationalism is Communism —
using this word in a very loose sense, to include not merely Communist Party
members, but ‘fellow travellers’ and Russophiles generally. A Communist, for my
purpose here, is one who looks upon the U.S.S.R. as his Fatherland and feels it
his duty to justify Russian policy and advance Russian interests at all costs.
Obviously, such people abound in England today, and their direct and indirect
influence is very great. But many other forms of nationalism also flourish, and
it is by noticing the points of resemblance between different and even
seemingly opposed currents of thought that one can best get the matter into
perspective.
Ten or twenty years ago, the form of nationalism most closely
corresponding to Communism today was political Catholicism. Its most
outstanding exponent — though he was perhaps an extreme case rather than a
typical one — was G. K. Chesterton. Chesterton was a writer of considerable
talent who chose to suppress both his sensibilities and his intellectual
honesty in the cause of Roman Catholic propaganda. During the last twenty years
or so of his life, his entire output was in reality an endless repetition of the
same thing, under its laboured cleverness as simple and boring as ‘Great is
Diana of the Ephesians.’ Every book that he wrote, every scrap of dialogue, had
to demonstrate beyond the possibility of mistake the superiority of the
Catholic over the Protestant or the pagan. But Chesterton was not content to
think of this superiority as merely intellectual or spiritual: it had to be
translated into terms of national prestige and military power, which entailed
an ignorant idealisation of the Latin countries, especially France. Chesterton
had not lived long in France, and his picture of it — as a land of Catholic
peasants incessantly singing the Marseillaise over glasses of red wine —
had about as much relation to reality as Chu Chin Chow has to everyday
life in Baghdad. And with this went not only an enormous overestimation of
French military power (both before and after 1914-18 he maintained that France,
by itself, was stronger than Germany), but a silly and vulgar glorification of
the actual process of war. Chesterton’s battle poems, such as Lepanto or The
Ballad of Saint Barbara, make The Charge of the Light Brigade read like a
pacifist tract: they are perhaps the most tawdry bits of bombast to be found in
our language. The interesting thing is that had the romantic rubbish which he
habitually wrote about France and the French army been written by somebody else
about Britain and the British army, he would have been the first to jeer. In
home politics he was a Little Englander, a true hater of jingoism and imperialism,
and according to his lights a true friend of democracy. Yet when he looked
outwards into the international field, he could forsake his principles without
even noticing he was doing so. Thus, his almost mystical belief in the virtues
of democracy did not prevent him from admiring Mussolini. Mussolini had
destroyed the representative government and the freedom of the press for which
Chesterton had struggled so hard at home, but Mussolini was an Italian and had
made Italy strong, and that settled the matter. Nor did Chesterton ever find a
word to say about imperialism and the conquest of coloured races when they were
practised by Italians or Frenchmen. His hold on reality, his literary taste,
and even to some extent his moral sense, were dislocated as soon as his
nationalistic loyalties were involved.
Obviously, there are considerable resemblances between political
Catholicism, as exemplified by Chesterton, and Communism. So, there are between
either of these and for instance Scottish nationalism, Zionism, Antisemitism or
Trotskyism. It would be an oversimplification to say that all forms of
nationalism are the same, even in their mental atmosphere, but there are
certain rules that hold good in all cases. The
following are the principal characteristics of nationalist thought:
·
Obsession. As nearly as possible,
no nationalist ever thinks, talks, or writes about anything except the
superiority of his own power unit. It is difficult if not impossible for any
nationalist to conceal his allegiance. The smallest slur upon his own unit, or
any implied praise of a rival organization, fills him with uneasiness which he
can relieve only by making some sharp retort. If the chosen unit is an actual
country, such as Ireland or India, he will generally claim superiority for it
not only in military power and political virtue, but in art, literature, sport,
structure of the language, the physical beauty of the inhabitants, and perhaps
even in climate, scenery and cooking. He will show great sensitiveness about
such things as the correct display of flags, relative size of headlines and the
order in which different countries are named. [4]Nomenclature
plays a very important part in nationalist thought. Countries which have won
their independence or gone through a nationalist revolution usually change
their names, and any country or other unit round which strong feelings revolve
is likely to have several names, each of them carrying a different implication.
The two sides of the Spanish Civil War had between them nine or ten names
expressing different degrees of love and hatred. Some of these names (e.g.
‘Patriots’ for Franco-supporters, or ‘Loyalists’ for Government-supporters)
were frankly question-begging, and there was no single one of the which the two
rival factions could have agreed to use. All nationalists consider it a duty to
spread their own language to the detriment of rival languages, and among
English-speakers this struggle reappears in subtler forms as a struggle between
dialects. Anglophobe-Americans will refuse to use a slang phrase if they know it
to be of British origin, and the conflict between Latinizers and Germanizers
often has nationalists motives behind it. Scottish nationalists insist on the
superiority of Lowland Scots, and socialists whose nationalism takes the form
of class hatred tirade against the B.B.C. accent and even the often gives the
impression of being tinged by belief in sympathetic magic — a belief which
probably comes out in the widespread custom of burning political enemies in
effigy, or using pictures of them as targets in shooting galleries;
·
Instability. The
intensity with which they are held does not prevent nationalist loyalties from
being transferable. To begin with, as I have pointed out already, they can be
and often are fastened up on some foreign country. One quite commonly finds
that great national leaders, or the founders of nationalist movements, do not
even belong to the country they have glorified. Sometimes they are outright
foreigners, or more often they come from peripheral areas where nationality is
doubtful. Examples are Stalin, Hitler, Napoleon, de Valera, Disraeli, Poincare,
Beaverbrook. The Pan-German movement was in part the creation of an Englishman,
Houston Chamberlain. For the past fifty or a hundred years, transferred
nationalism has been a common phenomenon among literary intellectuals. With
Lafcadio Hearne the transference was to Japan, with Carlyle and many others of
his time to Germany, and in our own age it is usually to Russia. But the
peculiarly interesting fact is that re-transference is also possible. A country
or other unit which has been worshipped for years may suddenly become
detestable, and some other object of affection may take its place with almost
no interval. In the first version of H. G. Wells’s Outline of History,
and others of his writings about that time, one finds the United States praised
almost as extravagantly as Russia is praised by Communists today: yet within a
few years this uncritical admiration had turned into hostility. The bigoted
Communist who changes in a space of weeks, or even days, into an equally
bigoted Trotskyist is a common spectacle. In continental Europe Fascist
movements were largely recruited from among Communists, and the opposite
process may well happen within the next few years. What remains constant in the
nationalist is his state of mind: the object of his feelings is changeable, and
may be imaginary;
·
Indifference to Reality. All
nationalists have the power of not seeing resemblances between similar sets of
facts. A British Tory will defend self-determination in Europe and oppose it in
India with no feeling of inconsistency. Actions are held to be good or bad, not
on their own merits, but according to who does them, and there is almost no
kind of outrage —torture, the use of hostages, forced labour, mass
deportations, imprisonment without trial, forgery, assassination, the bombing
of civilians — which does not change its moral colour when it is committed by
‘our’ side. The Liberal News Chronicle published, as an example of
shocking barbarity, photographs of Russians hanged by the Germans, and then a
year or two later published with warm approval almost exactly similar
photographs of Germans hanged by the Russians. [5]It
is the same with historical events. History is thought of largely in
nationalist terms, and such things as the Inquisition, the tortures of the Star
Chamber, the exploits of the English buccaneers (Sir Francis Drake, for
instance, who was given to sinking Spanish prisoners alive), the Reign of
Terror, the heroes of the Mutiny blowing hundreds of Indians from the guns, or
Cromwell’s soldiers slashing Irishwomen’s faces with razors, become morally
neutral or even meritorious when it is felt that they were done in the ‘right’
cause. If one looks back over the past quarter of a century, one finds that
there was hardly a single year when atrocity stories were not being reported
from some part of the world; and yet in not one single case were these
atrocities — in Spain, Russia, China, Hungary, Mexico, Amritsar, Smyrna —
believed in and disapproved of by the English intelligentsia as a whole.
Whether such deeds were reprehensible, or even whether they happened, was
always decided according to political predilection;
The nationalist not only does not disapprove of atrocities committed by
his own side, but he has a remarkable capacity for not even hearing about them.
For quite six years the English admirers of Hitler contrived not to learn of
the existence of Dachau and Buchenwald. And those who are loudest in denouncing
the German concentration camps are often quite unaware, or only very dimly
aware, that there are also concentration camps in Russia. Huge events like the
Ukraine famine of 1933, involving the deaths of millions of people, have
actually escaped the attention of the majority of English Russophiles. Many
English people have heard almost nothing about the extermination of German and
Polish Jews during the present war. Their own antisemitism has caused this vast
crime to bounce off their consciousness. In nationalist thought there are facts
which are both true and untrue, known and unknown. A known fact may be so
unbearable that it is habitually pushed aside and not allowed to enter into
logical processes, or on the other hand it may enter into every calculation and
yet never be admitted as a fact, even in one’s own mind.
Every nationalist is haunted by the belief that the past can be altered.
He spends part of his time in a fantasy world in which things happen as they
should — in which, for example, the Spanish Armada was a success or the Russian
Revolution was crushed in 1918 — and he will transfer fragments of this world
to the history books whenever possible. Much of the propagandist writing of our
time amounts to plain forgery. Material facts are suppressed, dates altered,
quotations removed from their context and doctored so as to change their
meaning. Events which it is felt ought not to have happened are left
unmentioned and ultimately denied[6].
In1927 Chiang Kai Shek boiled hundreds of Communists alive, and yet within ten
years he had become one of the heroes of the Left. The re-alignment of world
politics had brought him into the anti-Fascist camp, and so it was felt that
the boiling of the Communists ‘didn’t count’, or perhaps had not happened. The
primary aim of propaganda is, of course, to influence contemporary opinion, but
those who rewrite history do probably believe with part of their minds that
they are actually thrusting facts into the past. When one considers the
elaborate forgeries that have been committed in order to show that Trotsky did
not play a valuable part in the Russian civil war, it is difficult to feel that
the people responsible are merely lying. More probably they feel that their own
version was what happened in the sight of God, and that one is justified in
rearranging the records accordingly.
Indifference to objective truth is encouraged by the sealing-off of one
part of the world from another, which makes it harder and harder to discover
what is actually happening. There can often be a genuine doubt about the most
enormous events. For example, it is impossible to calculate within millions,
perhaps even tens of millions, the number of deaths caused by the present war.
The calamities that are constantly being reported — battles, massacres,
famines, revolutions — tend to inspire in the average person a feeling of
unreality. One has no way of verifying the facts, one is not even fully certain
that they have happened, and one is always presented with totally different
interpretations from different sources. What were the rights and wrongs of the
Warsaw rising of August 1944? Is it true about the German gas ovens in Poland?
Who was really to blame for the Bengal famine? Probably the truth is
discoverable, but the facts will be so dishonestly set forth in almost any
newspaper that the ordinary reader can be forgiven either for swallowing lies
or failing to for man opinion. The general uncertainty as to what is really
happening makes it easier to cling to lunatic beliefs. Since nothing is ever
quite proved or disproved, the most unmistakable fact can be impudently denied.
Moreover, although endlessly brooding on power, victory, defeat, revenge, the
nationalist is often somewhat uninterested in what happens in the real world.
What he wants is to feel that his own unit is getting the better of some
other unit, and he can more easily do this by scoring off an adversary than by
examining the facts to see whether they support him. All nationalist controversy
is at the debating-society level. It is always entirely inconclusive, since
each contestant invariably believes himself to have won the victory. Some
nationalists are not far from schizophrenia, living quite happily amid dreams
of power and conquest which have no connection with the physical world.
I have examined as best as I can the mental habits which are common to
all forms of nationalism. The next thing is to classify those forms, but
obviously this cannot be done comprehensively. Nationalism is an enormous
subject. The world is tormented by innumerable delusions and hatreds which cut
across one another in an extremely complex way, and some of the most sinister
of them have not yet impinged on the European consciousness. In this essay I am
concerned with nationalism as it occurs among the English intelligentsia. In
them, much more than in ordinary English people, it is unmixed with patriotism
and therefore can be studied pure. Below are listed the varieties of
nationalism now flourishing among English intellectuals, with such comments as
seem to be needed. It is convenient to use three headings, Positive,
Transferred, and Negative, though some varieties will fit into more than one
category:
POSITIVE NATIONALISM
1. Neo-Toryism. Exemplified by such people as Lord Elton, A. P.
Herbert, G.M. Young, Professor Pickthorn, by the literature of the Tory Reform
Committee, and by such magazines as the New English Review and The
Nineteenth Century and After. The real motive force of neo-Toryism, giving
it its nationalistic character and differentiating it from ordinary
Conservatism, is the desire not to recognise that British power and influence
have declined. Even those who are realistic enough to see that Britain’s
military position is not what it was, tend to claim that ‘English ideas’
(usually left undefined) must dominate the world. All neo-Tories are
anti-Russian, but sometimes the main emphasis is anti-American. The significant
thing is that this school of thought seems to be gaining ground among youngish
intellectuals, sometimes ex-Communists, who have passed through the usual
process of disillusionment and become disillusioned with that. The Anglophobe
who suddenly becomes violently pro-British is a fairly common figure. Writers
who illustrate this tendency are F. A. Voigt, Malcolm Muggeridge, Evelyn Waugh,
Hugh Kingsmill, and a psychologically similar development can be observed in T.
S. Eliot, Wyndham Lewis, and various of their followers.
2. Celtic Nationalism. Welsh, Irish and Scottish nationalism have
points of difference but are alike in their anti-English orientation. Members
of all three movements have opposed the war while continuing to describe
themselves as pro-Russian, and the lunatic fringe has even contrived to be
simultaneously pro-Russian and pro-Nazi. But Celtic nationalism is not the same
thing as Anglophobia. Its motive force is a belief in the past and future
greatness of the Celtic peoples, and it has a strong tinge of racialism. The
Celt is supposed to be spiritually superior to the Saxon — simpler, more
creative, less vulgar, less snobbish, etc. — but the usual power hunger is
thereunder the surface. One symptom of it is the delusion that Eire, Scotland
or even Wales could preserve its independence unaided and owes nothing to
British protection. Among writers, good examples of this school of thought are
Hugh McDiarmid and Sean O’Casey. No modern Irish writer, even of the stature of
Yeats or Joyce, is completely free from traces of nationalism.
3. Zionism. This the unusual characteristics of a nationalist
movement, but the American variant of it seems to be more violent and malignant
than the British. I classify it under Direct and not Transferred nationalism
because it flourishes almost exclusively among the Jews themselves. In England,
for several rather incongruous reasons, the intelligentsia are mostly pro-Jew
on the Palestine issue, but they do not feel strongly about it. All English
people of goodwill are also pro-Jew in the sense of disapproving of Nazi
persecution. But any actual nationalistic loyalty, or belief in the innate
superiority of Jews, is hardly to be found among Gentiles.
TRANSFERRED NATIONALISM
1. Communism.
2. Political Catholicism.
3. Colour Feeling. The old-style contemptuous attitude towards ‘natives’
has been much weakened in England, and various pseudo-scientific theories
emphasising the superiority of the white race have been abandoned. [7]Among
the intelligentsia, colour feeling only occurs in the transposed form, that is,
as a belief in the innate superiority of the coloured races. This is now
increasingly common among English intellectuals, probably resulting more often
from masochism and sexual frustration than from contact with the Oriental and
Negro nationalist movements. Even among those who do not feel strong lyon the
colour question, snobbery and imitation have a powerful influence. Almost any
English intellectual would be scandalised by the claim that the white races are
superior to the coloured, whereas the opposite claim would seem to him
unexceptionable even if he disagreed with it. Nationalistic attachment to the
coloured races is usually mixed up with the belief that their sex lives are
superior, and there is a large underground mythology about the sexual prowess
of Negroes.
4. Class Feeling. Among upper-class and
middle-class intellectuals, only in the transposed form — i.e. as a belief in
the superiority of the proletariat. Here again, inside the intelligentsia, the
pressure of public opinion is overwhelming. Nationalistic loyalty towards the
proletariat, and most vicious theoretical hatred of the bourgeoisie, can and
often do co-exist with ordinary snobbishness in everyday life.
5. Pacifism. The majority of pacifists either belong to obscure
religious sects or are simply humanitarians who object to the taking of life
and prefer not to follow their thoughts beyond that point. But there is a
minority of intellectual pacifists whose real though unadmitted motive appears
to be hatred of western democracy and admiration of totalitarianism. Pacifist
propaganda usually boils down to saying that one side is as bad as the other,
but if one looks closely at the writings of younger intellectual pacifists, one
finds that they do not by any means express impartial disapproval but are
directed almost entirely against Britain and the United States. Moreover, they
do not as a rule condemn violence as such, but only violence used in defence of
western countries. The Russians, unlike the British, are not blamed for
defending themselves by warlike means, and indeed all pacifist propaganda of
this type avoids mention of Russia or China. It is not claimed, again, that the
Indians should abjure violence in their struggle against the British. Pacifist
literature abounds with equivocal remarks which, if they mean anything, appear
to mean that statesmen of the type of Hitler are preferable to those of the
type of Churchill, and that violence is perhaps excusable if it is violent
enough. After the fall of France, the French pacifists, faced by a real choice
which their English colleagues have not had to make, mostly went over to the
Nazis, and in England there appears to have been some small overlap of
membership between the Peace Pledge Union and the Black shirts. Pacifist
writers have written in praise of Carlyle, one of the intellectual fathers of
Fascism. All in all, it is difficult not to feel that pacifism, as it appears
among a section of the intelligentsia, is secretly inspired by an admiration
for power and success fulcruelty. The mistake was made of pinning this emotion
to Hitler, but it could easily be retransferred.
NEGATIVE NATIONALISM
1. Anglophobia. Within the intelligentsia, a derisive and mildly
hostile attitude towards Britain is more or less compulsory, but it is an
unfaked emotion in many cases. During the war it was manifested in the
defeatism of the intelligentsia, which persisted long after it had become clear
that the Axis powers could not win. Many people were undisguisedly pleased when
Singapore fell ore when the British were driven out of Greece, and there was a
remarkable unwillingness to believe in good news, e.g. el Alamein, or the number
of German planes shot down in the Battle of Britain. English left-wing
intellectuals did not, of course, actually want the Germans or Japanese to win
the war, but many of them could not help getting a certain kick out of seeing
their own country humiliated, and wanted to feel that the final victory would
be due to Russia, or perhaps America, and not to Britain. In foreign politics
many intellectuals follow the principle that any faction backed by Britain must
be in the wrong. As a result, ‘enlightened’ opinion is quite largely a
mirror-image of Conservative policy. Anglophobia is always liable to reversal,
hence that fairly common spectacle, the pacifist of one war who is a bellicist
in the next.
2. Anti-Semitism. There is little evidence about this at present,
because the Nazi persecutions have made it necessary for any thinking person to
side with the Jews against their oppressors. Anyone educated enough to have
heard the word ‘antisemitism’ claims as a matter of course to be free of it,
and anti-Jewish remarks are carefully eliminated from all classes of
literature. Actually, antisemitism appears to be widespread, even among
intellectuals, and the general conspiracy of silence probably helps exacerbate
it. People of Left opinions are not immune to it, and their attitude is
sometimes affected by the fact that Trotskyists and Anarchists tend to be Jews.
But antisemitism comes more naturally to people of Conservative tendency, who
suspect Jews of weakening national morale and diluting the national culture. Neo-Tories
and political Catholics are always liable to succumb to antisemitism, at least
intermittently.
3. Trotskyism. This word is used so loosely as to include
Anarchists, democratic Socialists and even Liberals. I use it here to mean a
doctrinaire Marxist whose main motive is hostility to the Stalin regime.
Trotskyism can be better studied in obscure pamphlets or in papers like the Socialist
Appeal than in the works of Trotsky himself, who was by no means a man of
one idea. Although in some places, for instance in the United States,
Trotskyism is able to attract a fairly large number of adherents and develop
into an organised movement with a petty fuerher of its own, its inspiration is
essentially negative. The Trotskyist is against Stalin just as the Communist
is for him, and, like the majority of Communists, he wants not so much to alter
the external world as to feel that the battle for prestige is going in his own
favour. In each case there is the same obsessive fixation on a single subject,
the same inability to form a genuinely rational opinion based on probabilities.
The fact that Trotskyists are everywhere a persecuted minority, and that the
accusation usually made against them, i.e. of collaborating with the Fascists,
is obviously false, creates an impression that Trotskyism is intellectually and
morally superior to Communism; but it is doubtful whether there is much
difference. The most typical Trotskyists, in any case, are ex-Communists, and
no one arrives at Trotsky is except via one of the left-wing movements. No
Communist, unless tethered to his party by years of habit, is secure against a
sudden lapse into Trotskyism. The opposite process does not seem to happen
equally often, though there is no clear reason why it should not.
In the classification I have attempted above, it will seem that I have
often exaggerated, oversimplified, made unwarranted assumptions and have left
out of account the existence of ordinarily decent motives. This was inevitable,
because in this essay I am trying to isolate and identify tendencies which
exist in all our minds and pervert our thinking, without necessarily occurring
in a pure state or operating continuously. It is important at this point to
correct the over-simplified picture which I have been obliged to make. To begin
with, one has no right to assume that everyone, or even every intellectual, is
infected by nationalism. Secondly, nationalism can be intermittent and limited.
An intelligent man may half-succumb to a belief which he knows to be absurd,
and he may keep it out of his mind for long periods, only reverting to it in
moments of anger or sentimentality, or when he is certain that no important
issues are involved. Thirdly, a nationalistic creed may be adopted in good
faith from non-nationalistic motives. Fourthly, several kinds of nationalism,
even kinds that cancel out, can co-exist in the same person.
All the way through I have said, ‘the nationalist does this’ or ‘the
nationalist does that’, using for purposes of illustration the extreme, barely
sane type of nationalist who has no neutral areas in his mind and no interest
in anything except the struggle for power. Actually, such people are fairly
common, but they are not worth the powder and shot. In real life Lord Elton, D.
N. Pritt, Lady Houston, Ezra Pound, Lord Vanisttart, Father Coughlin and all
the rest of their dreary tribe have to be fought against, but their
intellectual deficiencies hardly need pointing out. Monomania is not
interesting, and the fact that no nationalist of the more bigoted kind can
write a book which still seems worth reading after a lapse of years has a
certain deodorising effect. But when one has admitted that nationalism has not
triumphed everywhere, that there are still peoples whose judgements are not at
the mercy of their desires, the fact does remain that the pressing problems —
India, Poland, Palestine, the Spanish civil war, the Moscow trials, the
American Negroes, the Russo-German Pact or what have you — cannot be, or at
least never are, discussed upon a reasonable level. The Eltons and Pritts and
Coughlins, each of them simply an enormous mouth bellowing the same lie over
and over again, are obviously extreme cases, but we deceive ourselves if we do
not realise that we can all resemble them in unguarded moments. Let a certain
note be struck, let this or that corn be trodden on — and it may be corn whose
very existence has been unsuspected hitherto — and the most fair-minded and
sweet-tempered person may suddenly be transformed into a vicious partisan,
anxious only to ‘score’ over his adversary and indifferent as to how many lies
he tells or how many logical errors he commits in doing so. When Lloyd George,
who was an opponent of the Boer War, announced in the House of Commons that the
British communiques, if one added them together, claimed the killing of more
Boers than the whole Boer nation contained, it is recorded that Arthur Balfour
rose to his feet and shouted ‘Cad!’ Very few people are proof against lapses of
this type. The Negros nubbed by a white woman, the Englishman who hears England
ignorantly criticised by an American, the Catholic apologist reminded of the
Spanish Armada, will all react in much the same way. One prod to the nerve of
nationalism, and the intellectual decencies can vanish, the past can be altered,
and the plainest facts can be denied.
If one harbours anywhere in one’s mind a nationalistic loyalty or
hatred, certain facts, although in a sense known to be true, are inadmissible.
Here are just a few examples. I list below five types of nationalist, and
against each I append a fact which it is impossible for that type of
nationalist to accept, even in his secret thoughts:
· British Tory: Britain will come out of this war with reduced power
and prestige;
· Communist: If she had not been aided by Britain and America,
Russia would have been defeated by Germany;
· Irish Nationalist: Eire can only remain independent because of British
protection;
· Trotskyist: The Stalin regime is accepted by the Russian masses;
· Pacifist: Those who ‘abjure’ violence can only do so because
others are committing violence on their behalf.
All of these facts are grossly obvious if one’s emotions do not happen
to be involved: but to the kind of person named in each case they are also intolerable,
and so they have to be denied, and false theories constructed upon their
denial. I come back to the astonishing failure of military prediction in the
present war. It is, I think, true to say that the intelligentsia
have been more wrong about the progress of the war than the common people, and
that they were more swayed by partisan feelings. The average intellectual of
the Left believed, for instance, that the war was lost in 1940, that the
Germans were bound to overrun Egypt in 1942, that the Japanese would never be
driven out of the lands they had conquered, and that the Anglo-American bombing
offensive was making no impression on Germany. He could believe these things
because his hatred for the British ruling class forbade him to admit that
British plans could succeed. There is no limit to the follies that can be
swallowed if one is under the influence of feelings of this kind. I have heard
it confidently stated, for instance, that the American troops had been brought
to Europe not to fight the Germans but to crush an English revolution. One has
to belong to the intelligentsia to believe things like that: no ordinary man
could be such a fool. When Hitler invaded Russia, the officials of the Moi
issued ‘as background’ a warning that Russia might be expected to collapse in
six weeks. On the other hand, the Communists regarded every phase of the war as
a Russian victory, even when the Russians were driven back almost to the
Caspian Sea and had lost several million prisoners. There is no need to
multiply instances. The point is that as soon as fear, hatred, jealousy and
power worship are involved, the sense of reality becomes unhinged. And, as I
have pointed out already, the sense of right and wrong becomes unhinged also.
There is no crime, absolutely none, that cannot be condoned when ‘our’ side
commits it. Even if one does not deny that the crime has happened, even if one
knows that it is exactly the same crime as one has condemned in some other
case, even if one admits in an intellectual sense that it is unjustified —
still one cannot feel that it is wrong. Loyalty
is involved, and so pity ceases to function.
The reason for the rise and spread of nationalism is far too big a
question to be raised here. It is enough to say that, in the forms in which it
appears among English intellectuals, it is a distorted reflection of the
frightful battles actually happening in the external world, and that its worst
follies have been made possible by the breakdown of patriotism and religious
belief. If one follows up this train of thought, one is in danger of being led
into a species of Conservatism, or into political quietism. It can be plausibly
argued, for instance — it is even possibly true — that patriotism is an
inoculation against nationalism, that monarchy is a guard against dictatorship,
and that organised religion is a guard against superstition. Or again, it can
be argued that no unbiased outlook is possible, that all creeds and
causes involve the same lies, follies, and barbarities; and this is often
advanced as a reason for keeping out of politics altogether. I do not accept
this argument, if only because in the modern world no one describable as an
intellectual can keep out of politics in the sense of not caring about
them. I think one must engage in politics— using the word in a wide sense — and
that one must have preferences: that is, one must recognise that some causes
are objectively better than others, even if they are advanced by equally bad
means. As for the nationalistic loves and hatreds that I have spoken of, they
are part of the make-up of most of us, whether we like it or not. Whether it is
possible to get rid of them I do not know, but I do believe that it is possible
to struggle against them, and that this is essentially a moral effort.
It is a question first of all of discovering what one really is, what one’s own
feelings really are, and then of making allowance for the inevitable bias. If
you hate and fear Russia, if you are jealous of the wealth and power of
America, if you despise Jews, if you have a sentiment of inferiority towards
the British ruling class, you cannot get rid of those feelings simply by taking
thought. But you can at least recognise that you have them, and prevent them
from contaminating your mental processes. The emotional urges which are
inescapable, and are perhaps even necessary to political action, should be able
to exist side by side with an acceptance of reality. But this, I repeat, needs
a moral effort, and contemporary English literature, so far as it is
alive at all to the major issues of our time, shows how few of us are prepared
to make it.
NOTAS SOBRE O NACIONALISMO
“Alguns nacionalistas não
estão longe da esquizofrenia, vivendo muito feliz em meio a sonhos de poder e
conquista que não têm conexão com o mundo físico”
__________________
GEORGE ORWELL
E |
m
algum lugar ou outro, Byron faz uso da palavra francesa [8]longeur
e observa de passagem que, embora na Inglaterra não tenhamos a palavra,
temos a coisa em considerável profusão. Da mesma forma, há um hábito
mental que agora é tão difundido que afeta nosso pensamento sobre quase todos
os assuntos, mas que ainda não foi dado um nome. Como equivalente existente
mais próximo, escolhi a palavra "nacionalismo", mas ela será vista em
um momento em que não a utilizarei no sentido comum, mesmo que fosse apenas pela
emoção do que estou falando, nem sempre se liga ao que é chamado de nação — ou
seja, uma única raça ou uma área geográfica. Ele pode se ligar a uma igreja ou
uma classe, ou pode funcionar em um sentido meramente negativo, contra
alguma coisa ou outra, sem a necessidade de qualquer objeto positivo de
lealdade.
Por "nacionalismo",
quero dizer, antes de tudo, que é o hábito de assumir que os seres humanos
podem ser classificados como insetos e que blocos inteiros de milhões ou
dezenas de milhões de pessoas podem ser seguramente rotulados de
"bons" ou "maus", *[9]mas,
em segundo lugar - e isso é muito mais importante - quero dizer que é o hábito
de se identificar com uma única nação ou outra unidade, colocando-a além do bem
e do mal e reconhecendo nenhum outro dever além do avanço de seus interesses. O
nacionalismo não deve ser confundido com patriotismo, ambas as palavras são
normalmente usadas de forma tão vaga que qualquer definição é passível de ser
contestada, mas é preciso fazer uma distinção entre elas, uma vez que duas
ideias diferentes e até mesmo opostas estão envolvidas. Por
"patriotismo" me refiro uma devoção a um determinado lugar e a um
modo de vida particular que se acredita ser o melhor do mundo, mas sem o desejo
de forçar outras pessoas. O patriotismo é, por sua natureza, defensivo, tanto
militar quanto culturalmente. O nacionalismo, por outro lado, é inseparável do
desejo por poder. O propósito permanente de cada nacionalista é garantir mais
poder e mais prestígio, não para ele, mas para a nação ou outra unidade a qual
ele escolheu afundar sua própria individualidade.
Desde que seja aplicado
apenas aos movimentos nacionalistas mais notórios e identificáveis na Alemanha,
no Japão e em outros países, tudo isso é óbvio o suficiente. Confrontados com
um fenômeno como o nazismo, que podemos observar de fora, quase todos nós
dizemos as mesmas coisas sobre ele, mas aqui eu devo repetir o que disse acima,
que só estou usando a palavra "nacionalismo" por falta de outra
melhor. Nacionalismo, no sentido amplo o qual estou usando a palavra, inclui
movimentos e tendências como o comunismo, o catolicismo político, o sionismo, o
antissemitismo, o trotskismo e o pacifismo. Isso não significa necessariamente
lealdade a um governo ou a um país, ainda menos ao próprio país, e não é
estritamente necessário que as unidades as quais o nacionalismo lida realmente
existam. Para citar alguns exemplos óbvios: o Judaísmo, o Islamismo, a
Cristandade, o Proletariado e a Raça Branca são todos objetos de um sentimento
nacionalista inflamado: mas suas existências podem ser seriamente questionadas
e não há definição de qualquer um deles que seria universalmente aceito.
Vale ressaltar, mais uma vez
que, o sentimento nacionalista pode ser puramente negativo. Há, por exemplo,
trotskistas que se tornaram simplesmente inimigos da URSS sem desenvolver uma
lealdade correspondente a qualquer outra unidade. Quando se compreende as
implicações disso, a natureza da qual eu quero dizer por nacionalismo torna-se
muito mais clara. Um nacionalista é aquele que pensa unicamente, ou
principalmente, em termos de prestígio competitivo. Ele pode ser um
nacionalista positivo ou negativo - ou seja, ele pode usar sua energia mental
tanto para impulsionar quanto para denegrir – mas, de qualquer forma, seus
pensamentos sempre se voltam para vitórias, derrotas, triunfos e humilhações.
Ele vê a história, especialmente a história contemporânea, como a ascensão
infinita e o declínio de grandes unidades de poder, e cada evento que acontece,
lhe parece uma demonstração de que seu próprio lado está em ascensão e algum
rival odiado está em queda, mas, finalmente, é importante não confundir
nacionalismo com mera adoração ao sucesso. O nacionalista não tem o princípio
de simplesmente se unir ao lado mais forte, pelo contrário, tendo escolhido seu
lado, ele se convence de que é o mais forte e é capaz de manter sua crença
mesmo quando os fatos estão esmagadoramente contra ele. O nacionalismo é a fome
de poder mesclada com a autoilusão. Todo nacionalista é capaz da mais flagrante
desonestidade, mas ele também é — já que ele está consciente de servir algo
maior do que ele mesmo — inabalavelmente certo de estar à direita.
Agora que dei essa longa
definição, acho que será admitido que o hábito mental de que estou falando é
generalizado entre a intelligentsia inglesa e mais difundida lá do que
entre a massa popular. Para aqueles que sentem profundamente pela política
contemporânea, certos temas tornaram-se tão infectados por considerações de
prestígio que uma abordagem genuinamente racional para eles é quase impossível.
Das centenas de exemplos que se pode escolher, tome esta pergunta: qual dos
três grandes aliados, a URSS, a Grã-Bretanha e os EUA, contribuiu mais para a
derrota da Alemanha? Em teoria, deve ser possível dar uma resposta fundamentada
e talvez até mesmo conclusiva a esta pergunta. Na prática, porém, os cálculos
necessários não podem ser feitos porque qualquer um que possa ter sua mente
perturbada a respeito de tal questão, inevitavelmente a veria em termos de
prestígio competitivo. Ele começaria, portanto, decidindo a favor da Rússia, da
Grã-Bretanha ou da América, como poderia ser o caso, e somente depois disso
começaria a procurar argumentos que parecessem apoiar seu caso e há uma série
de perguntas semelhantes às quais você só pode obter uma resposta honesta de
alguém que é indiferente a todo o assunto envolvido, cuja opinião sobre isso é
provavelmente inútil em qualquer caso, daí provado, parcialmente, o notável
fracasso em nosso tempo de previsão política e militar. É curioso refletir que,
dos "especialistas" de todas as escolas, não havia um único que fosse
capaz de prever um evento tão provável quanto o [10]Pacto
Russo-Germânico de 1939 [11]e
quando as notícias estouraram, as explicações mais extremamente divergentes
foram dadas, também houve previsões feitas que foram falsificadas quase que
imediatamente, baseadas em quase todos os casos não de um estudo de
probabilidades, mas em um desejo de fazer a URSS parecer boa ou ruim, forte ou
fraca. Comentaristas políticos ou militares, como astrólogos, podem sobreviver
a quase qualquer erro porque seus seguidores mais dedicados não os procuram
para uma avaliação dos fatos, mas sim para o estímulo da lealdade nacionalista [12]e
que os julgamentos estéticos, especialmente os literários, são muitas vezes
corrompidos da mesma forma que os políticos. Seria difícil para um nacionalista
indiano gostar de ler Kipling ou para um conservador ver mérito em Mayakovsky, mas
há sempre uma tentação de afirmar que qualquer livro cuja tendência alguém
discorda deva ser um livro ruim do ponto de vista literário. Pessoas de
perspectiva fortemente nacionalista muitas vezes realizam este truque de mãos
sem estar consciente da desonestidade.
Na Inglaterra, se
considerarmos simplesmente o número de pessoas envolvidas, é provável que a
forma dominante de nacionalismo seja o [13]Jingoísmo
britânico à moda antiga. É certo que isso ainda é generalizado e muito mais do
que a maioria dos observadores teria acreditado há uma dúzia de anos, no
entanto, neste ensaio estou preocupado principalmente com as reações da intelligentsia,
entre as quais o Jingoísmo e até mesmo o patriotismo à moda antiga estejam
quase mortos, embora agora pareçam estar revivendo entre uma minoria. Entre a intelligentsia,
dificilmente precisa dizer que a forma dominante de nacionalismo é o comunismo
— usando essa palavra em um sentido muito vago para incluir não apenas membros
do Partido Comunista, mas também "companheiros viajantes" e
russófilos em geral. Um comunista, para o meu propósito aqui, é aquele que olha
para a URSS como sua pátria e sente que seu dever é justificar a política russa
e avançar com os interesses russos a todo custo. Obviamente, essas pessoas
abundam na Inglaterra hoje e sua influência, direta e indireta, é muito grande,
mas muitas outras formas de nacionalismo também florescem e é ao perceber os
pontos de semelhança entre diferentes, e até mesmo aparentemente opostas
correntes de pensamento, que se pode melhor colocar o assunto em perspectiva.
Dez ou vinte anos atrás, a
forma de nacionalismo mais próxima do comunismo hoje era o catolicismo
político. Seu expoente mais notável - embora ele fosse talvez um caso extremo
em vez de um típico - era G. K. Chesterton (Gilbert Keith Chesterton).
Chesterton foi um escritor de considerável talento que optou por suprimir sua
sensibilidade e honestidade intelectual na causa da propaganda católica romana.
Durante os últimos vinte anos de sua vida, toda a sua produção foi, na
realidade, uma repetição sem fim da mesma coisa sob sua esperteza laborada tão
simples e chata quanto "Grande é a Diana dos Efésios". Cada livro que
ele escreveu, cada pedaço de diálogo, tinha que demonstrar, além da
possibilidade de confundir, a superioridade do católico sobre o protestante ou
o pagão, mas Chesterton não se contentou em pensar nessa superioridade como
meramente intelectual ou espiritual, ela tinha que ser traduzida em termos de
prestígio nacional e poder militar, o que implicava uma ignorante idealização
dos países latinos, especialmente da França. Chesterton não viveu muito tempo
na França e sua imagem dela - como uma terra de camponeses católicos
incessantemente cantando a Marselhesa sobre taças de vinho tinto - tinha
tanta relação com a realidade quanto Chu Chin Chow tem com a vida
cotidiana em Bagdá e com isso foi não apenas uma enorme superestimação do poder
militar francês (antes e depois de 1914-18, ele sustentou que a França, por si
só, era mais forte que a Alemanha), mas uma glorificação tola e vulgar do
processo real de guerra. Os poemas de batalha de Chesterton, como Lepanto
ou A Balada de Santa Bárbara, fazem a A Carga da Brigada Ligeira
ler como um tratado pacifista: eles, talvez sejam, as peças mais
detestavelmente bombásticas encontrados em nossa língua. O interessante é que
se houvesse o tipo de lixo romântico que ele habitualmente escrevia sobre a
França e o exército francês escrito por outra pessoa sobre a Grã-Bretanha e o
exército britânico, ele teria sido o primeiro a zombar. Na política doméstica
ele era um pequeno inglês, um verdadeiro disseminador do ódio a respeito do
Jingoísmo e do imperialismo, e de acordo com suas luzes, um verdadeiro amigo da
democracia, no entanto, quando ele olhou para fora, para o campo internacional,
ele poderia abandonar seus princípios sem sequer perceber que ele estava
fazendo isso, assim, sua crença quase mística nas virtudes da democracia não o
impediu de admirar Mussolini. Mussolini havia destruído o governo
representativo e a liberdade de imprensa pela qual Chesterton tinha lutado
tanto em casa, mas Mussolini era um italiano que tinha tornado a Itália forte e
aquilo resolveu o assunto. Chesterton nunca encontrou uma palavra para dizer
sobre o imperialismo e a conquista de raças de cor quando eram praticadas por
italianos ou franceses. Seu domínio sobre a realidade, seu gosto literário e
mesmo até certo ponto do seu senso moral foram deslocados assim que sua
lealdade nacionalista estava envolvida.
Obviamente, há semelhanças
consideráveis entre o catolicismo político, como exemplificado por Chesterton,
e o comunismo, então, há entre qualquer um desses e, por exemplo: nacionalismo
escocês, sionismo, antissemitismo ou trotskismo. Seria uma simplificação
excessiva dizer que todas as formas de nacionalismo são as mesmas, mesmo em sua
atmosfera mental, mas existem certas regras que se mantêm boas em todos os
casos. A seguir, as principais características do pensamento nacionalista:
Obsessão. O mais próximo da realidade
é que nenhum nacionalista pensa, fala ou escreve sobre nada, exceto a
superioridade de sua própria unidade de poder. É difícil, se não impossível,
para qualquer nacionalista esconder sua lealdade. A menor calúnia sobre sua
própria unidade, ou qualquer elogio implícito de uma organização rival, enche-o
de inquietação que ele só pode aliviar fazendo alguma réplica afiada. Se a
unidade escolhida é um país de verdade, como a Irlanda ou a Índia, ele
geralmente reivindicará superioridade por ela não apenas no poder militar e na
virtude política, mas na arte, na literatura, no esporte, na estrutura da língua,
na beleza física dos habitantes e talvez até mesmo no clima, no cenário e na
culinária. Ele mostrará grande sensibilidade sobre coisas como a exibição
correta de bandeiras, o tamanho relativo das manchetes e a ordem em que
diferentes países são nomeados. [14]A
nomenclatura desempenha um papel muito importante no pensamento nacionalista.
Países que ganharam sua independência ou passaram por uma revolução
nacionalista, geralmente mudam seus nomes e, qualquer país ou outra unidade que
gire ao redor de sentimentos fortes, é provável que tenham vários nomes, cada
um deles carregando uma implicação diferente. Os dois lados da Guerra Civil
Espanhola tinham entre eles nove ou dez nomes expressando diferentes graus de
amor e ódio. Alguns desses nomes (por exemplo, "Patriotas" para os
partidários de Franco, ou "Legalistas" para os partidários do
governo) eram francamente questionáveis e não havia nenhum dos quais as duas
facções rivais poderiam ter concordado em usar. Todos os nacionalistas consideram
o dever de espalhar sua própria língua em detrimento das línguas rivais, e
entre os falantes do inglês, esta luta reaparece de formas mais sutis como uma
luta entre dialetos. Anglófonos-americanos se recusarão a usar uma gíria se
souberem que é de origem britânica e o conflito entre “latinizadores” e
“germanizadores”, muitas vezes tem motivos nacionalistas por trás disso.
Nacionalistas escoceses insistem na superioridade dos escoceses das terras
baixas e dos socialistas, cujo nacionalismo toma a forma do ódio da classe contra
o sotaque da B.B.C. e, até mesmo, por muitas vezes, dá a impressão de ser
manchado pela crença em [15]envultamento
— uma crença que provavelmente sai no costume generalizado de queimar inimigos
políticos representados por bonecos ou usar imagens deles como alvos em
galerias de tiro.
Instabilidade. A intensidade com que são
mantidos não impede que a lealdade nacionalista seja transferível. Para
começar, como já apontei, eles podem estar e muitas vezes estão presos a algum
país estrangeiro. Geralmente se pensa que grandes líderes nacionais, ou os
fundadores de movimentos nacionalistas, nem sequer pertencem ao país que
glorificaram. Às vezes eles são estrangeiros, ou mais frequentemente vêm de
áreas periféricas onde a nacionalidade é duvidosa. Exemplos são Stalin, Hitler,
Napoleão, de Valera, Disraeli, Poincare, Beaverbrook. O movimento pangermanista
foi, em parte, a criação de um inglês, Houston Chamberlain. Nos últimos
cinquenta ou cem anos, o nacionalismo transferido tem sido um fenômeno comum
entre intelectuais literários. Com Lafcadio Hearne, a transferência foi para o
Japão, com Carlyle e muitos outros de seu tempo para a Alemanha, e em nossa
própria idade geralmente é para a Rússia, mas o fato peculiarmente interessante
é que a retransferência também é possível. Um país ou outra unidade que foi
adorada por anos pode, de repente, se tornar detestável, e algum outro objeto
de afeto pode tomar seu lugar com quase nenhum intervalo. Na primeira versão do
Esboço da História, de H. G. Wells, e outros de seus escritos sobre
aquela época, encontram-se os Estados Unidos elogiados quase tão
extravagantemente quanto a Rússia é elogiada pelos comunistas de hoje, no
entanto, em poucos anos, essa admiração acrítica havia se transformado em
hostilidade. O comunista intolerante que se torna em um espaço de semanas, ou
mesmo em dias, um trotskista igualmente intolerante, é um espetáculo comum. Na
Europa continental, os movimentos fascistas foram amplamente recrutados entre
os comunistas e o processo oposto pode muito bem acontecer nos próximos anos. O
que permanece constante no nacionalista é seu estado de espírito, o objeto de
seus sentimentos é mutável e pode ser imaginário.
Mas para um intelectual, a transferência
tem uma função importante que eu já mencionei brevemente em conexão com
Chesterton. Torna-se possível para ele ser muito mais nacionalista -
mais vulgar, mais tolo, mais maligno, mais desonesto - que ele poderia ser em
nome de seu país natal, ou qualquer unidade da qual ele tivesse um conhecimento
verdadeiro. Quando se vê o lixo subserviente ou arrogante que é escrito sobre
Stalin, o Exército Vermelho, etc. por pessoas bastante inteligentes e
sensíveis, percebe-se que isso só é possível porque algum tipo de perturbação
ocorreu. Em sociedades como a nossa, é incomum para qualquer um que seja
denunciado como um intelectual sentir um apego muito profundo ao seu próprio
país. A opinião pública - ou seja, a seção da opinião pública da qual ele, como
intelectual, está ciente — não permitirá que ele o faça. A maioria das pessoas
ao seu redor são céticas e descontentes, e ele pode adotar a mesma atitude de
imitação ou covardia pura: nesse caso, ele terá abandonado a forma de
nacionalismo que está mais próxima de chegar à mão sem se aproximar de uma
perspectiva genuinamente internacionalista. Ele ainda sente a necessidade de
uma pátria e é natural procurar por uma em algum lugar no exterior. Tendo
encontrado, ele pode chafurdar sem restrições exatamente nas emoções das quais
ele acredita que se emancipa. Deus, o Rei, o Império, a Bandeira Nacional do
Reino Unido - todos os ídolos derrubados podem reaparecer sob nomes diferentes,
e porque eles não são reconhecidos pelo que são, podem ser adorados com uma boa
consciência. O nacionalismo transferido, como o uso de bodes expiatórios, é uma
forma de alcançar a salvação sem alterar a conduta de alguém.
Indiferença à Realidade. Todos os nacionalistas têm
o poder de não ver semelhanças entre conjuntos similares de fatos. Um Tory
britânico defenderá a autodeterminação na Europa e se oporá a ela na Índia sem
nenhum sentimento de inconsistência. As ações são consideradas boas ou ruins,
não por seus próprios méritos, mas de acordo com quem as faz, e quase não há
nenhum tipo de indignação — tortura, uso de reféns, trabalho forçado,
deportações em massa, prisão sem julgamento, falsificação, assassinato,
bombardeio de civis — o que não muda sua cor moral quando é cometido pelo lado
'nosso'. O Liberal News Chronicle publicou, como exemplo de barbárie
chocante, fotografias de russos enforcados pelos alemães, e então um ou dois
anos depois, publicados com aprovação calorosa, quase exatamente semelhante
fotografias de alemães enforcados pelos russos. [16]É
o mesmo, mas com eventos históricos. A história é pensada em grande parte em
termos nacionalistas, e coisas como a Inquisição, as torturas da Câmara
Estelar, as façanhas dos bucaneiros ingleses (Sir Francis Drake, por exemplo,
que foi dado a afundar prisioneiros espanhóis vivos), o Reinado do Terror, os
heróis do Motim explodindo centenas de indianos armados ou os soldados de
Cromwell cortando rostos de irlandesas com lâminas de barbear, tornar-se
moralmente neutro ou mesmo meritório quando se sente que eles foram feitos na
causa 'certa'. Se olharmos para trás ao longo do último quarto de século,
descobriremos que praticamente não houve um único ano em que histórias de
atrocidade não estavam sendo relatadas de alguma parte do mundo; e ainda em um
único caso foram essas atrocidades - na Espanha, Rússia, China, Hungria,
México, Amritsar, Smyrna - acreditadas e desaprovadas pela intelligentsia
inglesa como um todo. Se tais atos eram repreensíveis, ou mesmo se aconteceram,
sempre foi decidido de acordo com a predileção política.
O nacionalista não só não
desaprova as atrocidades do seu próprio lado, mas tem uma notável capacidade de
nem sequer ouvir sobre elas. Durante seis anos, os admiradores ingleses de
Hitler inventaram o que puderam para não saber da existência de Dachau e
Buchenwald, e aqueles que são mais barulhentos em denunciar os campos de
concentração alemães muitas vezes não sabem, ou estão apenas muito mal
informados, que também há campos de concentração na Rússia. Grandes eventos
como a fome na Ucrânia de 1933, envolvendo a morte de milhões de pessoas,
escaparam da atenção da maioria dos russófilos ingleses, muitos deles não
ouviram quase nada sobre o extermínio de judeus alemães e poloneses durante a
atual guerra. Seu próprio antissemitismo fez com que este vasto crime saltasse
de sua consciência. No pensamento nacionalista há fatos que são verdadeiros e
falsos, conhecidos e desconhecidos. Um fato conhecido pode ser tão insuportável
que é habitualmente deixado de lado e pode não entrar em processos lógicos, ou,
por outro lado, pode entrar em cada cálculo e ainda assim nunca ser admitido
como um fato, mesmo na própria mente.
Todo nacionalista é
assombrado pela crença de que o passado pode ser alterado. Ele passa parte do
seu tempo em um mundo de fantasia no qual as coisas acontecem como deveriam -
em que, por exemplo, a Armada Espanhola foi um sucesso ou a Revolução Russa foi
esmagada em 1918 - e ele vai transferir fragmentos deste mundo para os livros
de história sempre que possível. Grande parte da escrita propagandista do nosso
tempo equivale a pura falsificação. Fatos materiais são suprimidos, datas
alteradas, citações removidas de seu contexto e adulteradas de modo a mudar seu
significado. Eventos que se sente que não deveriam ter acontecido são deixados
sem ser mencionados e, em última análise, negados[17].
Em 1927, Chiang Kai Shek cozinhou centenas de comunistas vivos, e ainda assim,
em dez anos, ele se tornou um dos heróis da esquerda. O realinhamento da
política mundial o trouxe para o campo antifascista e assim foi sentido que o
ato de cozinhar os comunistas "não contava", ou talvez não tivesse
acontecido. O objetivo principal da propaganda é, naturalmente, influenciar a
opinião contemporânea, mas aqueles que reescrevem a história provavelmente
acreditam, com parte de suas mentes, que eles estão realmente empurrando fatos
para o passado. Quando consideramos as falsificações elaboradas que foram
cometidas para mostrar que Trotsky não teve um papel valioso na guerra civil
russa, é difícil sentir que os responsáveis estão meramente mentindo. É mais
provável que eles sintam que sua própria versão foi o que aconteceu aos olhos
de Deus e que se justifica ao reorganizar os registros de acordo.
A indiferença à verdade
objetiva é encorajada pela vedação de uma parte do mundo contra a outra, o que
torna cada vez mais difícil descobrir o que realmente está acontecendo. Muitas
vezes pode haver uma dúvida genuína sobre os mais enormes eventos, por exemplo:
é impossível calcular dentro de milhões, talvez até dezenas de milhões, o número
de mortes causadas pela guerra atual. As calamidades que estão constantemente
sendo relatadas - batalhas, massacres, fomes, revoluções - tendem a inspirar na
pessoa comum um sentimento de irrealidade. Não se tem como verificar os fatos,
não se tem certeza absoluta de que eles aconteceram e um é sempre apresentado
com interpretações totalmente diferentes, de diferentes fontes. Quais foram os
acertos e os erros do levante de Varsóvia, em agosto de 1944? É verdade sobre
os fornos alemães a gás, na Polônia? Quem era realmente o culpado pela fome de
Bengala? Provavelmente a verdade é descoberta, mas os fatos serão tão
desonestamente estabelecidos em quase qualquer jornal que o leitor comum pode
ser perdoado por engolir mentiras ou não o fazer pela opinião do homem. A
incerteza geral sobre o que realmente está acontecendo torna mais fácil se
apegar a crenças lunáticas. Uma vez que nada é provado ou refutado, o fato mais
inconfundível pode ser descaradamente negado. Além disso, embora pensando
interminavelmente em poder, vitória, derrota, vingança, o nacionalista é muitas
vezes um pouco desinteressado no que acontece no mundo real. O que ele quer é sentir
que sua própria unidade está levando a melhor de alguma outra unidade e ele
pode fazer isso mais facilmente pontuando sobre um adversário do que examinando
os fatos para ver se eles o apoiam. Toda controvérsia nacionalista está no
nível da sociedade de debates, é sempre totalmente inconclusivo, já que cada
competidor invariavelmente acredita ter conquistado a vitória. Alguns
nacionalistas não estão longe da esquizofrenia, vivendo muito feliz em meio a
sonhos de poder e conquista que não têm conexão com o mundo físico.
Examinei o melhor que pude os
hábitos mentais comuns a todas as formas de nacionalismo. A próxima coisa a ser
feita é classificar essas formas, mas obviamente isso não pode ser feito de
forma abrangente, o nacionalismo é um assunto enorme. O mundo é atormentado por
inúmeros delírios e ódios que se entrecortam de uma forma extremamente complexa
e alguns dos mais sinistros ainda não afetaram a consciência europeia. Neste
ensaio, estou preocupado com o nacionalismo como ocorre entre a intelligentsia
inglesa. Neles, muito mais do que nos ingleses comuns, não se mistura com
patriotismo e, portanto, pode ser estudado em estado puro. Abaixo estão
listadas as variedades de nacionalismo que agora florescem entre os
intelectuais ingleses, com tais comentários como parecem ser necessários. É
conveniente usar três títulos: Positivo, Transferido e Negativo, embora algumas
variedades se encaixem em mais de uma categoria:
NACIONALISMO POSITIVO
1. Neo-Toryismo.
Exemplificado por pessoas como Lord Elton, A. P. Herbert, G.M. Young, Professor
Pickthorn, pela literatura do Comitê de Reforma Tory, e por revistas
como a New English Review e The Nineteenth Century and After. A
verdadeira força motriz do neo-toryismo, dando-lhe seu caráter
nacionalista e diferenciando-o do conservadorismo comum, é o desejo de não
reconhecer que o poder e influência britânicos diminuíram. Mesmo aqueles que
são realistas o suficiente para ver que a posição militar britânica não é o que
era, tendem a afirmar que "ideias inglesas" (geralmente deixadas
indefinidas) devem dominar o mundo. Todos os neo-tories são antirrussos,
mas às vezes, a principal ênfase é antiamericana. O importante é que esta
escola de pensamento parece estar ganhando terreno entre os jovens
intelectuais, às vezes ex-comunistas, que passaram pelo processo usual de
desilusão e ficam desiludidos com isso. O anglofóbico que de repente se torna
violentamente pró-britânico é uma figura bastante comum. Escritores que
ilustram essa tendência são F. A. Voigt, Malcolm Muggeridge, Evelyn Waugh, Hugh
Kingsmill, e um desenvolvimento psicologicamente semelhante pode ser observado
em T. S. Eliot, Wyndham Lewis, e vários de seus seguidores.
2. Nacionalismo Celta.
O nacionalismo galês, irlandês e escocês tem pontos de diferença, mas são
parecidos em sua orientação anti-inglesa. Membros dos três movimentos se
opuseram à guerra enquanto continuavam a descrever-se como pró-russos e a
facção lunática até planejou ser simultaneamente pró-russa e pró-nazista. Mas o
nacionalismo celta não é a mesma coisa que a anglofobia. Sua força motriz é uma
crença na grandeza passada e futura dos povos celtas, e tem um forte matiz de
racismo. O Celta deveria ser espiritualmente superior ao saxão - mais simples,
mais criativo, menos vulgar, menos esnobe, etc. - mas a fome de poder usual
está abaixo da superfície. Um sintoma disso é a ilusão de que Eire, Escócia ou
mesmo País de Gales poderiam preservar sua independência sem ajuda e não devem
nada à proteção britânica. Entre os escritores, bons exemplos desta escola de
pensamento são Hugh McDiarmid e Sean O'Casey. Nenhum escritor irlandês moderno,
mesmo da estatura de Yeats ou Joyce, está completamente livre de traços de
nacionalismo.
3. Sionismo. Esta é a
característica incomum de um movimento nacionalista, mas a variante americana
dele parece ser mais violenta e maligna do que os britânicos. Eu o classifico
sob nacionalismo direto e não transferido porque floresce quase exclusivamente
entre os próprios judeus. Na Inglaterra, por várias razões bastante
incongruentes, a intelligentsia é principalmente pró-judia na questão da
Palestina, mas eles não se sentem fortemente dessa forma. Todos os ingleses de
boa vontade também são pró-judeus no sentido de desaprovar a perseguição
nazista, mas qualquer lealdade nacionalista verdadeira, ou crença na
superioridade inata dos judeus, dificilmente é encontrada entre os gentios.
NACIONALISMO TRANSFERIDO
1. Comunismo.
2. Catolicismo Político.
3. Sentimento de Cor.
A atitude desdenhosa à moda antiga em relação aos "nativos" tem sido
muito enfraquecida na Inglaterra e várias teorias pseudocientíficas enfatizando
a superioridade da raça branca foram abandonadas. [18]Entre
as intelligentsias, o sentimento de cor só ocorre na forma transposta,
ou seja, como crença na superioridade inata das raças de cor. Isso é cada vez
mais comum entre intelectuais ingleses, provavelmente resultando mais
frequentemente do masoquismo e frustração sexual do que do contato com os
movimentos nacionalistas orientais e negros, mesmo entre aqueles que não se
sentem fortes na questão da cor, o esnobismo e a imitação têm uma influência
poderosa. Quase qualquer intelectual inglês seria escandalizado pela alegação
de que as raças brancas são superiores às de cor, enquanto que a alegação
oposta lhe pareceria irrepreensível mesmo que ele discordasse dela. O apego
nacionalista às raças de cor é geralmente misturado com a crença de que suas
vidas sexuais são superiores e há uma grande mitologia particular sobre as
proezas sexuais dos negros.
4. Sentimento de Classe.
Entre intelectuais de alta e média classe, apenas na forma transposta — ou
seja, como uma crença na superioridade do proletariado. Aqui novamente, dentro
da intelligentsia, a pressão da opinião pública é esmagadora. A lealdade
nacionalista ao proletariado e o ódio teórico mais cruel da burguesia podem, e
muitas vezes, coexistir com esnobismo comum na vida cotidiana.
5. Pacifismo. A
maioria dos pacifistas, ou pertence a seitas religiosas obscuras, ou são
simplesmente humanitários que se opõem à tomada de vida e preferem não seguir
seus pensamentos além desse ponto, mas há uma minoria de pacifistas
intelectuais cujo motivo real, embora não admitido, parece ser o ódio à
democracia ocidental e a admiração do totalitarismo. A propaganda pacifista
geralmente se resume a dizer que um lado é tão ruim quanto o outro, mas se
olharmos de perto para os escritos dos pacifistas intelectuais mais jovens,
descobre-se que eles não expressam de forma alguma desaprovação imparcial, mas
são dirigidos quase inteiramente contra a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.
Além disso, eles não condenam a violência como tal, mas apenas a violência
usada na defesa dos países ocidentais. Os russos, ao contrário dos britânicos,
não são culpados por se defenderem por meios bélicos, e de fato, toda
propaganda pacifista desse tipo evita a menção da Rússia ou da China. Não é
reivindicado, novamente, que os indianos devem abjurar a violência em sua luta
contra os britânicos. A literatura pacifista abunda com observações equivocadas
que, se significam alguma coisa, parecem significar que estadistas do tipo de
Hitler são preferíveis aos do tipo de Churchill e que a violência talvez seja
desculpável se for violenta o suficiente. Após a queda da França, os pacifistas
franceses, diante de uma escolha real que seus colegas ingleses não tiveram que
fazer, foram principalmente para os nazistas e na Inglaterra parece ter havido
alguma pequena sobreposição de adesão entre a União de Promessas de Paz e os
Camisas Negras. Escritores pacifistas escreveram em louvor a Carlyle, um dos
pais intelectuais do fascismo. Em suma, é difícil não sentir que o pacifismo,
como aparece entre uma seção da intelligentsia, é secretamente inspirado
por uma admiração por poder e sucesso cheio de crueldades. O erro foi cometido
de fixar esta emoção a Hitler, mas poderia ser facilmente retransferido.
NACIONALISMO NEGATIVO
1. Anglofobia. Dentro
da intelligentsia, uma atitude ridícula e levemente hostil em relação à
Grã-Bretanha é mais ou menos obrigatória, mas é uma emoção despreocupada em
muitos casos. Durante a guerra, manifestou-se no derrotismo da intelligentsia,
que persistiu muito tempo depois de ter ficado claro que as potências do Eixo
não poderiam vencer. Muitas pessoas ficaram indisfarçadamente satisfeitas
quando Cingapura caiu após a expulsão dos britânicos da Grécia e houve uma
notável relutância em acreditar em boas notícias, por exemplo, [19]el
Alamein, ou o número de aviões alemães abatidos na Batalha da Grã-Bretanha.
Intelectuais ingleses de esquerda não queriam, é claro, que os alemães ou
japoneses vencessem a guerra, mas muitos deles não puderam deixar de ver seu
próprio país humilhado e queriam sentir que a vitória final seria devida à
Rússia, ou talvez aos Estados Unidos, mas não à Grã-Bretanha. Na política
externa, muitos intelectuais seguem o princípio de que qualquer facção apoiada
pela Grã-Bretanha deve estar errada. Como resultado, a opinião
"esclarecida" é, em grande parte, uma imagem espelhada da política
conservadora. A anglofobia é sempre passível de reversão, daí aquele espetáculo
bastante comum, o pacifista de uma guerra que é um belicista na próxima.
2. Antissemitismo. Há
poucas evidências sobre isso no momento porque as perseguições nazistas
tornaram necessário que qualquer pessoa pensante se alie aos judeus contra seus
opressores. Qualquer um educado o suficiente para ter ouvido a palavra
"antissemitismo" afirma como uma questão, é claro, para ser livre
dele, e as observações antijudaicas são cuidadosamente eliminadas de todas as
classes de literatura. Na verdade, o antissemitismo parece ser generalizado,
mesmo entre intelectuais, e a conspiração geral do silêncio provavelmente ajuda
a exacerbar. As opiniões das pessoas de esquerda não são imunes a isso, e sua
atitude às vezes é afetada pelo fato de que trotskistas e anarquistas tendem a
ser judeus, mas o antissemitismo vem mais naturalmente para pessoas de
tendência conservadora que suspeitam que os judeus enfraquecem a moral nacional
e diluem a cultura nacional. Neo-tories e católicos políticos são sempre
passíveis de sucumbir ao antissemitismo, pelo menos intermitentemente.
3. Trotskismo. Esta
palavra é usada tão vagamente a fim de incluir anarquistas, socialistas democráticos
e até mesmo liberais. Eu o uso aqui para significar um marxista doutrinário
cujo principal motivo é hostilidade ao regime de Stalin. O trotskismo pode ser
melhor estudado em panfletos obscuros ou em jornais como o Apelo Socialista
do que nas obras do próprio Trotsky, que não era de forma alguma um homem de
uma ideia. Embora em alguns lugares, por exemplo, nos Estados Unidos, o
trotskismo seja capaz de atrair um número bastante grande de adeptos e se
desenvolver em um movimento organizado com um pequeno, mas próprio fuerher,
sua inspiração é essencialmente negativa. O trotskista é contra Stalin assim
como o comunista é para ele, e, como a maioria dos comunistas, ele não quer
tanto alterar o mundo externo como sentir que a batalha pelo prestígio está indo
a seu próprio favor. Em cada caso há a mesma fixação obsessiva em um único
assunto, a mesma incapacidade de formar uma opinião genuinamente racional
baseada em probabilidades. O fato de trotskistas estarem em todos os lugares
como uma minoria perseguida, e que a acusação geralmente feita contra eles, ou
seja, de colaborar com os fascistas, é obviamente falsa, cria uma impressão de
que o trotskismo é intelectual e moralmente superior ao comunismo; mas é
duvidoso se há muita diferença. Os trotskistas mais típicos, em qualquer caso,
são ex-comunistas, e ninguém chega a Trotsky, exceto através de um dos
movimentos de esquerda. Nenhum comunista, a menos que amarrado ao seu partido
por anos de hábitos, está seguro contra um súbito lapso no trotskismo. O processo
oposto não parece acontecer igualmente com frequência, embora não haja uma
razão clara para que não aconteça.
Na classificação que tentei
acima, parece que exagerei por muitas vezes, simplificado demais, fiz
suposições injustificadas e deixei de fora a existência de motivos normalmente
decentes. Isso era inevitável porque neste ensaio estou tentando isolar e
identificar tendências que existem em nossas mentes e pervertem nosso
pensamento, sem que necessariamente ocorra em um estado puro ou opere continuamente.
É importante, neste momento, corrigir o quadro super simplificado que eu tenho
sido obrigado a fazer. Para começar, não se tem o direito de assumir que todos,
ou mesmo que cada um dos intelectuais esteja infectado pelo nacionalismo. Em
segundo lugar, o nacionalismo pode ser intermitente e limitado. Um homem
inteligente pode meio que sucumbir a uma crença que ele sabe ser absurda e pode
mantê-la fora de sua mente por longos períodos, apenas se voltando a ela em
momentos de raiva ou sentimentalismo ou quando ele estivesse certo de que
nenhuma questão importante está envolvida. Em terceiro lugar, um credo
nacionalista pode ser adotado de boa-fé por motivos não nacionalistas. Em
quarto lugar, vários tipos de nacionalismo, mesmo os tipos que se anulam, podem
coexistir em uma mesma pessoa.
Durante todo o caminho eu
disse, "o nacionalista faz isso" ou "o nacionalista faz aquilo",
usando para fins de ilustração o tipo extremo, quase são de nacionalista que
não tem áreas neutras em sua mente e nenhum interesse em nada, exceto a luta
pelo poder. Na verdade, essas pessoas são bastante comuns, mas não são dignas
nem da pólvora usada para se fazer uma bala. Na vida real, Lord Elton, D. N.
Pritt, Lady Houston, Ezra Pound, Lord Vanisttart, Padre Coughlin e todo o resto
de sua lúgubre tribo têm que ser combatidos, mas suas deficiências intelectuais
dificilmente precisam ser apontadas. [20]Monomania
não é interessante e o fato de que nenhum nacionalista do tipo mais intolerante
possa escrever um livro que ainda pareça valer a pena ser lido, após um lapso
de anos tem um certo efeito desodorizador, mas quando se admite que o
nacionalismo não triunfou em todos os lugares, que ainda há povos cujos
julgamentos não estão à mercê de seus desejos, o fato é que os problemas urgentes
- Índia, Polônia, Palestina, a guerra civil espanhola, os julgamentos de
Moscou, os negros americanos, o Pacto Russo-Alemão ou o que você tem - não
podem ser, ou pelo menos nunca são discutidos em um nível razoável. Os Eltons e
os Pritts e Coughlins, cada um deles simplesmente uma enorme boca berrando a
mesma mentira repetidamente, são obviamente casos extremos, mas nós nos
enganamos se não percebemos que todos nós podemos nos assemelhar a eles em
momentos de vulnerabilidade. Que uma certa nota seja atingida, que este ou
aquele milho seja pisado - e pode ser o milho cuja própria existência tem sido
insuspeita até agora - e a pessoa mais justa e doce pode de repente ser
transformada em uma partidária cruel, ansiosa apenas para 'pontuar' sobre seu
adversário e ficar indiferente a respeito de quantas mentiras ele conta ou
quantos erros lógicos ele comete ao fazê-lo. Quando Lloyd George, que era um
oponente da Guerra dos Bôeres, anunciou na Câmara dos Comuns que os comunicados
britânicos, se somados, reivindicavam a morte de mais bôeres do que toda a
nação Boer continha, ficou registrado que Arthur Balfour levantou-se e gritou [21]"Cad!".
Muitas poucas pessoas são à prova de lapsos deste tipo. Os negros provocados
por uma mulher branca, o inglês que ouve a Inglaterra sendo ignorantemente
criticada por um americano, o defensor católico que lembrou da Armada
Espanhola, todos reagirão da mesma forma. Uma cutucada no nervo do nacionalismo
e as decências intelectuais podem desaparecer, o passado pode ser alterado, e os
fatos mais simples podem ser negados.
Se alguém abriga em qualquer
lugar da mente de alguém uma lealdade nacionalista ou ódio a ela, certos fatos,
embora em um sentido conhecido como verdadeiro, são inadmissíveis. Aqui estão
apenas alguns exemplos. Eu listo abaixo cinco tipos de nacionalistas e, contra
cada um, eu anexo um fato que é impossível para esse tipo de nacionalista
aceitar, mesmo em seus pensamentos secretos:
·
Tory
Britânico: A
Grã-Bretanha sairá desta guerra com poder e prestígio reduzidos;
·
Comunista: Se ela não tivesse sido
ajudada pela Grã-Bretanha e os Estados Unidos, a Rússia teria sido derrotada
pela Alemanha;
·
Nacionalista
irlandês:
Eire só pode permanecer independente por causa da proteção britânica;
·
Trotskista: O régime Stalin é aceito
pelas massas russas;
·
Pacifista: Aqueles que 'abjuram' a
violência só podem fazê-lo porque outros estão cometendo violência em seu nome.
Todos esses fatos são
grosseiramente óbvios se as emoções não estiverem envolvidas, mas ao tipo de
pessoa nomeada em cada caso, elas também são intoleráveis e por isso têm
que ser negadas em conjunto com as falsas teorias construídas sobre sua
negação. Volto ao surpreendente fracasso da previsão militar na atual guerra.
É, eu acho verdade dizer que a intelligentsia tem sido mais errada sobre
o progresso da guerra do que as pessoas comuns e que eles foram mais
influenciados por sentimentos partidários. O intelectual médio da esquerda
acreditava, por exemplo, que a guerra se perdeu em 1940, que os alemães estavam
obrigados a dominar o Egito em 1942, que os japoneses nunca seriam expulsos das
terras que haviam conquistado e que a ofensiva anglo-americana de bombardeio
não estava causando nenhuma impressão na Alemanha. Ele podia acreditar nessas
coisas porque seu ódio pela classe dominante britânica proibiu-o de admitir que
os planos britânicos poderiam ter sucesso. Não há limite para as loucuras que
podem ser engolidas se alguém estiver sob a influência de sentimentos deste
tipo. Ouvi dizer com confiança, por exemplo, que as tropas americanas tinham
sido trazidas para a Europa não para lutar contra os alemães, mas para esmagar
uma revolução inglesa. É preciso pertencer à intelligentsia para
acreditar em coisas assim, nenhum homem comum poderia ser tão tolo. Quando
Hitler invadiu a Rússia, os funcionários do [22]Moi
emitiram "como pano de fundo" um aviso de que a Rússia poderia entrar
em colapso em seis semanas. Por outro lado, os comunistas consideravam cada
fase da guerra uma vitória russa, mesmo quando os russos foram levados de volta
quase para o Mar Cáspio e perderam vários milhões de prisioneiros. Não há
necessidade de multiplicar exemplos. A questão é que assim que o medo, o ódio,
o ciúme e a adoração ao poder estão envolvidos, o senso de realidade se torna
desequilibrado. E, como já apontei, o senso de certo e errado também se torna
desequilibrado. Não há crime, absolutamente nenhum, que não possa ser perdoado
quando "nosso" lado comete um, mesmo que não se negue que o crime
tenha acontecido, mesmo que se saiba que é exatamente o mesmo crime que se
condenou em algum outro caso, mesmo que se admita em um sentido intelectual que
é injustificado – ainda não se pode sentir que é errado. Lealdade está
envolvida e assim a pena deixa de funcionar.
A razão para a ascensão e
disseminação do nacionalismo é uma questão muito grande a ser levantada aqui.
Basta dizer que, nas formas em que aparece entre os intelectuais ingleses, é um
reflexo distorcido das terríveis batalhas que realmente acontecem no mundo
externo e que suas piores loucuras foram possíveis pelo colapso do patriotismo
e da crença religiosa. Se alguém segue essa linha de pensamento, corre-se o
risco de ser levado para uma espécie de conservadorismo, ou para o quietismo
político. Pode-se argumentar plausivelmente, por exemplo — e até seja
possivelmente verdade — que o patriotismo é uma inoculação contra o
nacionalismo, que a monarquia é uma guarda contra a ditadura e que a religião
organizada é uma proteção contra a superstição, ou, novamente, pode-se
argumentar que nenhuma perspectiva imparcial é possível e que todos os
credos e causas envolvem as mesmas mentiras, loucuras e barbaridades; e isso é
muitas vezes adiantado como uma razão para se manter fora da política
completamente. Não aceito esse argumento, mesmo que apenas porque no mundo
moderno ninguém descritível como intelectual pode manter-se fora da
política no sentido de não se importar com ela. Eu acho que é preciso se
engajar na política, usando a palavra em um sentido amplo e que é preciso ter
preferências, ou seja, é preciso reconhecer que algumas causas são
objetivamente melhores que outras mesmo que sejam avançadas por meios
igualmente ruins. Quanto aos amores e ódios nacionalistas de que falei, eles
fazem parte da maquiagem da maioria de nós, quer gostemos ou não. Se é possível
se livrar deles eu não sei, mas eu acredito que é possível lutar contra eles e
que isso é essencialmente um esforço moral. É uma questão, antes de
tudo, de descobrir o que realmente se é, quais são os próprios sentimentos e,
em seguida, de fazer concessão para o viés inevitável. Se você odeia e teme a
Rússia, se você tem ciúmes da riqueza e poder da América, se você despreza os
judeus, se você tem um sentimento de inferioridade em relação à classe
britânica dominante você não pode se livrar desses sentimentos simplesmente
tomado de pensamentos, mas você pode pelo menos reconhecer que você os tem, e
impedi-los de contaminar seus processos mentais. Os impulsos emocionais que são
inescapáveis, e talvez até sejam necessários à ação política, devem ser capazes
de existir lado a lado com uma aceitação da realidade, mas isso, repito,
precisa de um esforço moral, e a literatura inglesa contemporânea, na
medida em que está viva para as principais questões de nosso tempo, mostra como
poucos de nós estão preparados para fazê-lo.
[1] Nations, and even vaguer entities such as Catholic Church or the
proletariat, are commonly thought of as individuals and often referred to as
‘she’. Patently absurd remarks such as ‘Germany is naturally treacherous’ are
to be found in any newspaper one opens and reckless generalization about
national character (‘The Spaniard is a natural aristocrat’ or ‘Every Englishman
is a hypocrite’) are uttered by almost everyone. Intermittently these
generalizations are seen to be unfounded, but the habit of making them
persists, and people of professedly international outlook, e.g., Tolstoy or
Bernard Shaw, are often guilty of them.
[2] A few writers of conservative tendency, such as Peter Drucker, foretold an agreement between Germany and Russia, but they expected an actual alliance or amalgamation which would be permanent. No Marxist or other left-wing writer, of whatever colour, came anywhere near foretelling the Pact.
[3] The military
commentators of the popular press can mostly be classified as pro-Russian or
anti-Russian, pro-blimp or anti-blimp. Such errors as believing the Maginot
Line impregnable, or predicting that Russia would conquer Germany in three
months, have failed to shake their reputation, because they were always saying
what their own particular audience wanted to hear. The two military critics
most favoured by the intelligentsia are Captain Liddell Hart and Major-General
Fuller, the first of whom teaches that the defence is stronger that the attack,
and the second that the attack is stronger that the defence. This contradiction
has not prevented both of them from being accepted as authorities by the same
public. The secret reason for their vogue in left-wing circles is that both of
them are at odds with the War Office.
[4] Certain
Americans have expressed dissatisfaction because ‘Anglo-American’ is the form
of combination for these two words. It has
been proposed to submit ‘Americo-British’.
[5] The News Chronicle advised its readers to visit
the news film at which the entire execution could be witnessed, with close-ups.
The Star published with seeming approval photographs of nearly naked female
collaborationists being baited by the Paris mob. These photographs had a marked
resemblance to the Nazi photographs of Jews being baited by the Berlin mob.
[6] An example is the Russo-German Pact, which is being effaced as quickly as possible from public memory. A Russian correspondent informs me that mention of the Pact is already being omitted from Russian year-books which table recent political events.
[7] A good
example is the sunstroke superstition. Until recently it was believed that the white
races were much more liable to sunstroke that the coloured, and that a white
man could not safely walk about in tropical sunshine without a pith helmet.
There was no evidence whatever for this theory, but it served the purpose of
accentuating the difference between ‘natives’ and Europeans. During the war the
theory was quietly dropped and whole armies manoeuvred in the tropics without
pith helmets. So long as the sunstroke superstition survived, English doctors
in India appear to have believed in it as firmly as laymen.
[8] longeur – do francês: comprimento.
[9] Nações
e até mesmo entidades mais vagas, como a Igreja Católica ou o proletariado, são
comumente consideradas como indivíduos e muitas vezes referidas como
"ela". Observações patentemente absurdas como "A Alemanha é
naturalmente traiçoeira" são encontradas em qualquer jornal que se abre e
a generalização imprudente sobre o caráter nacional ('O espanhol é um
aristocrata natural' ou 'Todo inglês é um hipócrita') são proferidas por quase
todos. Intermitentemente, essas generalizações são vistas como infundadas, mas
o hábito de fazê-las persiste e as pessoas de perspectiva professamente
internacional, por exemplo, Tolstoy ou Bernard Shaw, são muitas vezes culpadas
por elas.
[10] Pacto Russo-Germânico ou Pacto
Molotov-Ribbentrop, ou ainda, Pacto de Não Agressão Germano-Soviético, de 1939.
[11]
Alguns
escritores de tendência conservadora, como Peter Drucker, previram um acordo
entre a Alemanha e a Rússia, mas esperavam uma aliança real ou um amálgama que seria
permanente. Nenhum marxista ou outro escritor de esquerda, de qualquer cor,
chegou perto de prever o Pacto.
[12] Os comentaristas
militares da imprensa popular podem ser classificados principalmente como
pró-russos ou antirrussos, pró-dirigível ou anti-dirigível. Tais erros como
acreditar na Linha Maginot inexpugnável, ou prever que a Rússia conquistaria a
Alemanha em três meses, falharam em abalar suas reputações porque eles estavam
sempre dizendo o que seu próprio público particular queria ouvir. Os dois
críticos militares mais favorecidos pela intelligentsia são o Capitão
Liddell Hart e o Major-General Fuller, o primeiro dos quais ensina que a defesa
é mais forte que o ataque, e o segundo que o ataque é mais forte que a defesa.
Essa contradição não impediu que ambos fossem aceitos como autoridades pelo
mesmo público. A razão secreta para seu destaque em círculos de esquerda é que
ambos estão em desacordo com o Ministério da Guerra.
[13]
Jingoísmo
britânico: partido político dos Jingos, criado em 1872, na Inglaterra e também
significa “patriotismo fanático ou agressivo”. Fonte: Dicionário Michaelis.
[14]
Certos
americanos expressaram insatisfação porque "anglo-americano" é a
forma de combinação para essas duas palavras. Foi proposto submeter
'Américo-Britânico'.
[15] Envultamento
- bruxaria, mandinga, etc.;
[16]
O
News Chronicle aconselhou seus leitores a visitar o filme de notícias em
que toda a execução poderia ser testemunhada, com close-ups. O jornal The Star
publicou, com aparente aprovação, fotos de colaboradoras quase nuas servindo de
iscas para a máfia de Paris. Estas fotografias tinham uma semelhança marcante
com as fotografias nazistas de judias servindo de iscas para a máfia de Berlim.
[17]
Um
exemplo é o Pacto Russo-Alemão, que está sendo apagado o mais rápido possível
da memória pública. Um correspondente russo me informa que a menção do Pacto já
está sendo omitida dos anuários russos que citam eventos políticos recentes.
[18] Um bom exemplo é a superstição da insolação. Até recentemente acreditava-se que as raças brancas eram muito mais passíveis de insolação que as de cor e que um homem branco não podia andar com segurança sob o sol tropical sem um capacete ou chapéu de safari estilo pith (pith helmet). Não havia nenhuma evidência para esta teoria, mas serviu ao propósito de acentuar a diferença entre "nativos" e europeus. Durante a guerra, a teoria foi silenciosamente descartada e exércitos inteiros manobraram nos trópicos sem capacetes. Enquanto a superstição da insolação sobreviveu, os médicos ingleses na Índia parecem ter acreditado nela tão firmemente quanto leigos.
[19] El Alamein – Uma
cidade ao norte do Egito na costa do Mar Mediterrâneo, situada a 106 km a oeste
de Alexandria e a 240 km a noroeste do Cairo onde duas importantes batalhas da
Segunda Guerra Mundial foram travadas na área. Segundo Churchill, após a guerra,
ele escreveu: "Antes de Alamein nunca tivemos uma vitória, depois de
Alamein, nunca tivemos uma derrota".
[20] Monomania – trata-se de uma paranoia em que o indivíduo acaba se fixando em uma única ideia em sua vida.
[21] "Cad!" - significa
“canalha” e Orwell aqui se refere aos atos que levaram ao Parliament Act
1911, na Câmara dos Lords, em Londres.
[22] MOI – O
Ministério do Interior, na URSS.
Comentários
Postar um comentário