FILME nº 4 - O ESTUDANTE DE PRAGA - Henrik Galeen (1913)

 


DER STUDENT VON PRAG [O ESTUDANTE DE PRAGA], primeiramente lançado em 1913, na Alemanha, dirigido por Stellan Rye & Paul Wegener, protagonizado por este; depois relançado como um remake em 1936, dirigido por Henrik Galeen e protagonizado por Conrad Veidt; e outro remake em 1935, dirigido por Arthur Robison e protagonizado por Adolf Wohlbrück. Filme escrito por Hanns Heinz Ewers e claramente influenciado pelo conto "William Wilson", de Edgar A. Poe, e a lenda do Dr. Fausto, bem popular na cultura alemã.
 
A trama é muito bem elaborada e narra a história do estudante Balduin, um experiente, mas quebrado espadachim que é contatado por Scapinelli, um senhor que aparenta ter posses, e ambos presenciam o acidente da Condessa Margit von Schwartzenberg, do qual Balduin a salva. Notado que Balduin se apaixona ra pela Condessa, Scapinelli lhe oferece a soma de 1.000 moedas de ouro sob a condição de obter o que quiser do quarto de Balduin que avidamente assina um contrato, no entanto, o sagaz Scapinelli pega a imagem de Balduin refletida no espelho. Essa cena é surpreendentemente bem feita para um filme de 1913. Sua imagem o persegue durante o filme todo e trabalha pra Scapinelli que é o único a lucrar na história. Resta saber quem é a figura da magra moça que persegue Balduin do início ao fim. Não há dúvidas que Scapinelli é um tipo de demônio que lucra com pactos ao seu favor.
 
Considerado o "avô" dos filmes de terror e do gênero expressionista alemão que será consagrado pelo ótimo "O Gabinete do Dr. Caligari", de 1919, considerado e "Nosferatu", de 1922, que utiliza muitos cenários sombrios e distorcidos que serão base dos futuros filmes de terror. O ator Paul Wegener ainda atuaria em outro filme de destaque do estilo, Der Golem, sobre uma lenda judaica num bairro de Praga.
 
Vale a pena conferir!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA nº 1 - Curta-metragem CUERDAS, de Pedro Solís García

ENTREVISTA nº 3 - LUCIANA FÁTIMA, pesquisadora do escritor Álvares de Azevedo.

ENTREVISTA nº 1 - MARGARET JULL COSTA, tradutora literária.