Curiosidade nº 2: LA FONTAINE MOLIÈRE, Paris.



LA FONTAINE MOLIÈRE. Localizada no cruzamento das ruas Molière e Richelieu, na Place Mireille, encontra-se esse monumento pouco conhecido mesmo entre os fãs do comediante e um dos maiores ícones do Teatro mundial - Jean-Baptiste Poquelin, vulgo Molière - ao lado de William Shakespeare, Bertold Brecht e

Neste local, na número 40 da Rua Richelieu, junto a este monumento, fica a casa onde é conhecida como aquela que o escritor e dramaturgo morreu às 22h de 21/10/1673. Em 1883, uma casa vizinha à está foi demolida e então François-Joseph Regnier, um membro da Comédie-Française aproveitou para construir a fonte no espaço que ficou vago com este monumento em honra a Molière, subsidiada por um abaixo-assinado nacional que após aprovado, proporcionou a concretização da obra foi projetada pelo arquiteto Louis Tullius Joachim Visconti and the obreiro Antoine Vivenel, concluída em 1844. Ambos responsáveis também pela construção da fonte na Place Saint-Sulpice.

A estátua de bronze foi criação do escultor Bernard-Gabriel Seurre (1795-1867) e foi forjada por Eck e Durand.

As duas alegorias femininas em mármore, La Comédie sérieuse e La Comédie légère, no pedestal da estátua, são obras de Jean-Jacques Pradier (1792-1852).

Passando pelo Louvre, pegue a Av. des Piramides e vá até a rue Molière ou rue Richelieu.

Fonte: frenchmoments.eu

Foto por: Caio A. Zini, maio de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA nº 1 - Curta-metragem CUERDAS, de Pedro Solís García

ENTREVISTA nº 3 - LUCIANA FÁTIMA, pesquisadora do escritor Álvares de Azevedo.

ENTREVISTA nº 1 - MARGARET JULL COSTA, tradutora literária.