Resenha nº 8: MEU IRMÃO JIMI HENDRIX (Jimi Hendrix: A Brother’s Story), por Leon Hendrix com Adam Mitchell

 


Escrito em conjunto pelo irmão mais novo e deserdado de Jimi, Leon Hendrix, e pelo jovem escritor e produtor, Adam Mitchell, que já trabalhou na produtora de Ben Stiller e na rede Nickelodeon, publicando outros livros depois, mas este é o que mais lhe rendeu referências. Publicado no Brasil pela Prumo Editora.


Eu, um inveterado fã do guitarrista estadunidense desde 1999 quando adquiri seu début, "Are You Experienced?", 1967, clássico disco de estréia e um dos meus preferidos até hoje, sigo sendo seu fã e ouvindo seus discos como se fossem a primeira vez (sim, eu ainda ouço discos, no caso, CDs, não tenho mais a minha vasta coleção de discos de vinil). Bem, o que vem ao caso aqui é o livro, então, foco!
 

Leon narra a Adam - que organiza suas memórias de maneira muito emotiva e realista - histórias da infância de ambos, enquanto viveram juntos, falando dos problemas de alcoolismo do pai, Al Hendrix, da perda da mãe também pelo alcoolismo, da decisão dos pais de enviar um irmão para adoção por não terem condições financeiras, os maus-tratos e abandono do pai enquanto trabalhava, que renderam dores de cabeça com o juizado de menores batendo à porta deles e eles se escondendo e, posteriormente, o novo casamento do pai com uma mulher oriental, perfilhada por ele, Janie Hendrix, que assumiria o posto de CEO da Experience Hendrix, gerindo o legado do irmão que nunca conhecera, inclusive impedindo Leon de participar da gestão e de publicar este livro tão comovente. Aqui Leon narra todas essas dificuldades e fala sobre a personalidade do irmão mais velho que assumiu o papel de pai a ele, narra a experiência de Jimi com o ukulele que ele começou a ter suas experiências musicais, sobre a genialidade precoce de Jimi (chamado de "Buster" pela família) e da separação de quando ele vai para o exército e o início de sua saga musica no Chitlin Circuit, absorvendo todos os elementos do blues e do rock que lhe trarão ao estrelado em Londres pelas mãos do ex-baixista do The Animals, Chas Chandler, com uma impulsão de Linda Richards, em Nova Iorque, ainda sob o nome de Jimmy James and the Blue Flames, com Randy California na guitarra base.
 

A luta de Leon com as drogas, a reabilitação, o tardio envolvimento com a música por amor e influência do irmão levaram-no a escrever esta obra em conjunto com Adam Mitchell (sem ligação qualquer com o baterista Mitch Mitchell).
 

A quem quiser se aventurar, aqui uma boa dica de livro de memórias! Look out! 


 

Caio A. Zini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA nº 1 - Curta-metragem CUERDAS, de Pedro Solís García

ENTREVISTA nº 3 - LUCIANA FÁTIMA, pesquisadora do escritor Álvares de Azevedo.

ENTREVISTA nº 1 - MARGARET JULL COSTA, tradutora literária.